MPAM recebe selo de reconhecimento de boas práticas: “Diversidade nas Instituições"

premio cnmp 1822f

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, MPAM recebe selo do CNMP, em reconhecimento às boas práticas do Órgão Ministerial, no primeiro ano do Projeto “Respeito e Diversidade”, em âmbito nacional

 

O Ministério Público do Amazonas, representado por seu Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior e pelo Promotor de Justiça Vítor Fonseca, participou do evento em comemoração ao primeiro ano do projeto “Respeito e Diversidade”, nesta segunda-feira, 13, no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público, localizada na região central de Brasília, DF.

O Projeto é uma iniciativa da Presidência do CNMP em conjunto com a Escola Superior do Ministério Público da União e com o Ministério Público Federal, a fim de realizar ações interinstitucionais para contribuir com a reflexão, a discussão e a cultura do respeito à diversidade humana, ao pluralismo de ideias e de opiniões sobre aspectos sociais, políticos, de gênero, de raça, de credo, entre outros.

Segundo o Procurador-Geral de Justiça, a diversidade é um tema cada vez mais recorrente na atualidade, sendo uma discussão essencial para o Ministério Público Brasileiro.

“Trata-se de uma temática de extrema relevância social, sendo o MP um dos principais agentes responsáveis por ações que influenciem na promoção da diversidade. Tornar um ambiente diverso implica em ações e inciativas reais, pois existem estruturas sociais que impedem ou dificultam determinados indivíduos a terem acessos a certos espaços, seja pela história de opressão a um grupo, que foram marginalizados para determinados espaços físicos e simbólicos, ou por preconceitos da sociedade,” evidenciou o PGJ, a relevância da temática.

Na solenidade, foi conferido o respectivo selo de reconhecimento ao MPAM, cujas ações têm pertinência aos propósitos do Respeito e Diversidade.

“Um reconhecimento muito relevante na medida em que nossas boas práticas foram catalogadas pelo CNMP com o Selo “Respeito e Diversidade”. Isso significa que nosso caminho no MPAM pelo pluralismo e pelo combate à discriminação de toda forma deve ser mantido e fortalecido”, declarou o Promotor de Justiça Vítor Fonseca.

nto nacional, entre Órgãos Ministeriais, Fundações e outras Instituições parceiras.

Participaram da cerimônia o presidente do CNMP Augusto Aras, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Escola Superior do Ministério Público da União; além de conselheiros do CNMP e representantes da Confederação Israelita do Brasil (Conib).