MPAM realizará série de eventos em comemoração à Semana da Justiça Restaurativa

restaurativajustiça 8e7f5

NUPA e Ceaf realizarão, nos dias 16, 18 e 19/11, três eventos voltados para a sociedade e servidores do MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do NUPA (Núcleo Permanente de Autocomposição do MPAM) realizará três eventos em comemoração à “Semana da Justiça Restaurativa”. Serão debates, rodas de conversa e palestras que trarão esclarecimentos sobre o tema, mostrando ao público como a Justiça Restaurativa está intimamente ligada a assuntos do cotidiano das pessoas.

A comemoração começará no dia 16, com dois debates abertos ao público externo. Das 14h30 ÀS 15h30, o Juiz de Direito Luís Cláudio Cabral Chaves, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas e Coordenador da Central de Justiça Restaurativa do TJAM, abordará o tema: A Experiência do Tribunal de Justiça do Amazonas com a Justiça Restaurativa, com a Promotora de Justiça Romina Carmem Brito Carvalho, Coordenadora do CAO-IJ, como debatedora.

No mesmo dia, das 15h30 às 17h10, a Procuradora de Justiça e Coordenadora do NUPIA/MPPR, Samia Saad Gallotti Bonavides, trará o tema “A Justiça Restaurativa o Âmbito da Inovação no Ministério Público, com a Promotora de Justiça e Coordenadora do NUPA-MPAM, Anabel Vitória Mendonça de Souza, como debatedora.

A coordenadora do Nupa, Promotora de Justiça Anabel Vitória Mendonça de Souza ministrará a palestra “A Justiça Restaurativa: ascensão de uma nova racionalidade epistemológica” a acadêmicos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social da Universidade Nilton Lins, no dia 18/11.

No dia 19, a Dra. Anabel Mendonça tratará do tema “A Justiça Restaurativa no Âmbito do Ministério Público” em palestra para colaboradores do MPAM.

A Justiça Restaurativa

Em linhas gerais, a Justiça Restaurativa também é conhecida como uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores, a prática tem iniciativas cada vez mais diversificadas e já coleciona resultados positivos. Essa técnica não é realizada por um juiz, e sim por um mediador que faz o encontro entre vítima e ofensor e eventualmente as pessoas que as apoiam. A pessoa não precisa ser formada em Direito, basta ter a capacitação já oferecida pelo NUPA.

 

bannersemana 2 d6e1a

Inscrições

As inscrições para participação, podem ser feitas via formulário eletrônico, de acordo com a programação abaixo:

Dia 16/11 - terça-feira
WEBINÁRIO em comemoração à Semana da Justiça Restaurativa
Horário: 14h as 17h30 (horário de Manaus).
Inscrições: https://forms.gle/MQmkc3U8pENfE7sx7
Transmissão (canal do MPAM no Youtube): www.youtube.com/c/mpamoficial

Dia 18/11 - quinta-feira
PROJETO MP RESTAURA NAS UNIVERSIDADES “A Justiça Restaurativa: ascensão de uma nova racionalidade epistemológica”
Horário: 14h as 17h30 (horário de Manaus)
Local: Auditório Professora Vânia Pimentel (Av Professor Nilton Lins 3259, Parque das Laranjeiras)

Dia 19/11 - sexta-feira
RODA DE CONVERSA “A Justiça Restaurativa no Âmbito do Ministério Público”, somente para os servidores do MPAM
Data: 19/11/21 (sexta-feira).
Horário: 14h30 (horário de Manaus).
Inscrições: https://forms.gle/4xmUYtxdtHPPpSyy9
Transmissão (Plataforma MS TEAMS): https://bit.ly/3kqRGcO