MPAM apresenta ações realizadas durante o pico da covid-19 na Fecomércio AM

fecomercio 2ac13

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, acompanhado do Subprocurador-Geral de Justiça, Geber Rocha Mafra, e da Secretária-Geral, Lílian Pires Stone, apresentou, nesta quinta-feira (23/09), na sede da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), as ações desenvolvidas pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) durante o período de pico da pandemia de covid-19 no Estado. A apresentação atendeu o convite do Presidente da Fecomércio-AM, Aderson Santos da Frota, que abriu a cerimônia, destacando a importância dos empresários conhecerem o trabalho do MPAM em defesa da sociedade e de “tê-lo como um agente parceiro que fiscaliza o cumprimento da Lei, mas, também orienta, contribuindo, assim, para o bom desenvolvimento econômico”.
Dirigindo-se aos empresários do Comércio do Amazonas, o PGJ ressaltou a sensibilidade do órgão em relação às dificuldades que o comércio sofreu, bem como do período de recuperação que permanece em ritmo lento, devido aos muitos impactos negativos sofridos em razão da pandemia. “Quando vamos a uma mesa de negociação, como aconteceu na crise da pandemia, o nosso objetivo se torna comum: fazer o melhor para a sociedade. Não tivemos dificuldade nas negociações, decisões e consenso porque tivemos habilidade para enxergar os vários lados da situação e estabelecer um diálogo equilibrado. Virar as costas para o comércio é virar as costas para história da humanidade. Não chegaríamos até aqui se não fosse pela coragem dos nossos antecessores e, principalmente, pela coragem de todos aqui de enfrentar esse novo momento, principalmente, daqueles que estão à frente, responsáveis pela vida de uma população, de um Estado, de uma Nação. Como gestor, chefe de uma instituição como o Ministério Público, sabemos o que devemos entregar a todos os amazonenses, ou seja, justiça social”, declarou o PGJ.
Dando continuidade à apresentação, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Geber Rocha Mafra, mostrou os desafios de um órgão público com as especificidades do MPAM frente à turbulência de um período de crise de saúde social e o início de uma nova gestão. Ele contextualizou as barreiras econômicas, humanas, sociais e políticas que fazem parte da dinâmica de trabalho do MP, destacando as conquistas da nova administração, sua atuação e os objetivos comuns ao setor do comércio, que é a retomada econômica do Estado.
“O Ministério Público caminha para 130 anos e possui diversos desafios para se manter sendo o que a sociedade espera que sejamos. É com essa responsabilidade que seguimos desenvolvendo um trabalho dinâmico e transformador, porque entendemos que a vida segue numa evolução constante, evidenciada e acelerada pela mudança de comportamento que a pandemia impôs ao mundo moderno”, observou o SubAdm.

feco2021 5caa7
Na ocasião, alguns empresários presentes relataram as diversas dificuldades e preocupações vivenciadas pelo setor no período mais crítico da pandemia, manifestando satisfação pelo ‘canal aberto’ com o MPAM e pela possibilidade de entender melhor como o órgão pode apoiar a categoria. Por fim, o Presidente exibiu um pequeno vídeo sobre a situação do comércio na atualidade e, agradeceu a participação do MPAM no evento.