PGJ Alberto Nascimento Júnior participa do 1º Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça e Corregedores do MP da Região Norte

PGJ Encontro Acre 9c7e2

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou, na noite de ontem, 1º/09, do 1º Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça e Corregedores-Gerais do Ministério Público da Região Norte. O evento reúne integrantes do Ministério Público brasileiro, representantes institucionais e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário , na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado do Acre.

"É com enorme satisfação que prestigiamos um evento deste porte, não só pelas autoridades aqui reunidas, mas, especialmente, pela oportunidade de fortalecimento e protagonismo das unidades ministeriais do Norte no cenário nacional, a partir do compartilhamento de boas práticas e da discussão de propostas e abordagens de temas da maior gravidade, como é o caso do feminicídio", afirmou o PGJ.

O evento foi aberto com a solenidade de entrega da Medalha do Mérito do MPAC, no Grau Grão-Colar, ao procurador-geral de Justiça do Ministério Público Militar (MPM), Antônio Pereira Duarte, por seu trabalho como conselheiro nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A procuradora-geral de Justiça do MPAC e vice-presidente para a região Norte do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, saudou os participantes do encontro e revelou o sonho de que a região tenha maior destaque no cenário nacional por ações positivas que fortaleçam o estado democrático de direito e reduzam as desigualdades sociais entre homens e mulheres.

Rinaldo Reis, corregedor nacional do MP, parabenizou o MPAC pela realização do evento e disse esperar que o encontro traga conclusões que fortaleçam a atuação do MP. “Sempre fui um entusiasta desses movimentos regionais que são extremamente necessários porque o Brasil é um país imenso, que tem diferenças inúmeras entre eles. Um encontro como esse é extremamente útil para que possam os estados da região Norte e os MPs estaduais afinarem melhor a sua atuação e ter mais harmonia para defender aqueles interesses que são mais peculiares para o povo da região”.

O evento foi marcado pelo lançamento de duas iniciativas voltadas ao combate à violência contra a mulher. Com a presença do ouvidor-nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, acompanhado da membra auxiliar da Ouvidoria Nacional do MP Gabriela Mansur e do ouvidor-geral substituto do MPAC, Teotônio Rodrigues Soares, a PGJ Kátia Rejane de Araújo Rodrigues assinou a portaria de instalação da Ouvidoria das Mulheres no âmbito da instituição.