Membros do CNMP, e do MPAM participam de reunião institucional na sede do Governo do Amazonas
- Criado: Terça, 31 Agosto 2021 18:34
- Publicado: Terça, 31 Agosto 2021 18:34
Membros do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público do Amazonas se reuniram hoje, 31, com o Governador do Amazonas, Wilson Lima, e representantes da Assembleia Legislativa do Amazonas, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, seção Amazonas. Proposta pelo MPAM, a reunião incluiu homenagem à comissão do CNMP, que está em Manaus para conhecer programas e projetos desenvolvidos pelo MPAM, e teve por objetivo o fortalecimento da harmonia institucional em prol dos interesses da sociedade amazonense. A reunião ocorreu na sala de Imprensa da sede do Governo.
“A crise sanitária colocou todo mundo à prova. Sentimos a necessidade de ter instituições maduras e agentes públicos equilibrados para poder tomar essas decisões, entendendo que os poderes são independentes, mas precisam trabalhar de forma harmônica para atingir o resultado final, que é entregar à sociedade o que ela espera de seus agentes públicos”, observou o Governador Wilson Lima.
O Procurador-Geral de Justiça Alberto Nascimento Júnior agradeceu a receptividade do Governo, destacando a relação ministerial com o governo do Estado, pautada, sempre, pela transparência. “A pandemia nos obrigou a todos, na condição de seres humanos e, agora, na condição de gestores de nossa instituição, a buscar, principalmente, sabedoria e união. Todos sabem do que o Amazonas vivenciou e eu não poderia deixar aqui de elogiar o papel do TJAM nesse caminhar. O povo amazonense tem gratidão pelo compromisso que o Judiciário teve à frente de tudo pelo que passamos nessa pandemia”, apontou Alberto Nascimento Júnior.
“A nossa democracia, neste momento, precisa muito de nós e é com grande satisfação que eu vejo essa união e essa harmonia Institucional entre o MP, o TJAM, Poder Executivo, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Defensoria, nossa Ouvidoria, nossa Corregedoria e, sobretudo, o CNMP. Isso me dá a tranquilidade de ter esperança de que vamos superar esse momento institucional, com muita maturidade, com muito equilíbrio, com muito cuidado, porque, a nossa instituição hoje está em outro nível de amadurecimento”, apontou o Presidente da AAMP, Alessandro Samartin.
O Conselheiro Sílvio Roberto de Amorim Júnior reiterou a comunhão de interesses e sentimentos que o inspiravam naquele momento, por ser nascido em Manaus, afirmando que, no CNMP, todos estavam à disposição para construir um MP melhor. “Onde vou, procuro representar o Amazonas da melhor forma porque compreendemos que as instituições precisam estar fortes para a sociedade estar bem representada”.
O Secretário-Geral do CNMP, Jaime de Cássio Miranda, agradeceu a receptividade do Governo do Amazonas e oportunidade de conhecer de perto o trabalho do MPAM. “Tenho certeza que as dificuldades vividas no passado recente, os obstáculos vencidos, são resultado da estrutura e qualidade dos profissionais do MPAM. Então, neste momento, agradecemos a homenagem prestada ao CNMP, reafirmando em quão bom caminho está o MP amazonense”, afirmou.
“Fico feliz quando vejo o resultado da harmonia institucional, pois, dessa forma, minimizamos as dificuldades e potencializamos os resultados de nossas ações. Nesse momento, de tantos extremos, bom senso e equilíbrio são fundamentais. Quero dizer que nós, do CNMP buscamos constantemente, o fortalecimento do MP brasileiro, de todas as unidades e ramos, a fim de que possamos contribuir para o bem-estar da sociedade brasileira”, declarou o Ouvidor Nacional do CNMP, Oswaldo D’Albuquerque.