Reunião interinstitucional do CNMP com o MPAM tem início com visita à sede da Procuradoria-Geral de Justiça

apresentação CNMP e6a35

O Ministério Público do Amazonas, pelo Procurador-Geral de Justiça, recebeu hoje, 30, a visita de membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para reunião interinstitucional do órgão de controle ministerial com a unidade amazonense. A comitiva, constituída pelos conselheiros ministeriais Marcelo Weitzel, Sílvio Amorim Júnior e Jaime de Cássio Miranda, deve visitar outras unidades do parquet amazonense e foi recebida pelo Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas, localizada no bairro Nova Esperança.

“Desde que assumimos, em 15 de outubro de 2020, iniciamos uma análise no sentido de identificar as boas práticas, para a continuidade de projetos exitosos, além da releitura de condutas desenvolvidas pela área administrativa, com revisão completa de suas rotinas, dos vínculos contratuais e do processo decisório, haja vista a comprovada necessidade de aperfeiçoamento em diversos níveis da área meio, tudo com o objetivo de contribuir para o crescimento institucional”, destacou o PGJ.

A visita teve início na sede da PGJ, onde os conselheiros ministeriais puderam assistir a uma apresentação dos programas e projetos já implementados e por implementar pela atual administração. O Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos, Geber Mafra, conduziu a apresentação, feita no Plenário Antônio Trindade.

Para o conselheiro Marcelo Weitzel, as reuniões interinstitucionais são bastante proveitosas e deveriam ser realizadas com mais frequência, não só com o CNMP, mas também entre as unidades dos estados e até com outros ramos do Ministério Público. “Vimos aqui uma profusão de ideias e de projetos, todos eles factíveis, que precisavam ser divulgados e que podem ser úteis não só como demonstração de boas práticas, mas como incentivo para outros ramos do MP sobre como é possível ser feito, como é melhor racionalizar aqui, aditar ali, e o mais importante, de tudo, sempre respeitando a peculiaridade do local, a realidade do estado do qual o MP está cuidando”, ressaltou.

“Ficamos extremamente bem influenciados pela qualidade do projeto de administração que foi apresentado. Vários projetos que, de antemão, reconhecemos vitoriosos, como o das sedes flutuantes no interior, que pode servir de paradigma para outras instituições, como, por exemplo, que o MP do Amapá poderia adotar. Além disso, vimos ainda o orçamento participativo, a proposta para o Ceaf, dentre outros. Nosso entendimento é que a administração do MPAM está em condições de ter pleno sucesso nas atividades que tem para realizar futuramente”, avaliou o conselheiro Jaime de Cássio Miranda.

O conselheiro Sílvio Amorim Júnior também avaliou de forma muito positiva a forma como o atual gestão vem conduzindo o MPAM. “Foi uma reunião muito proveitosa. O MP do Amazonas está de parabéns pelos trabalhos administrativos aqui apresentados ao longo da manhã, Estamos impressionados com o dinamismo da administração e com a possibilidade de encontrar novos caminhos administrativos para melhoria cada vez mais o trabalho do próprio Ministério Público”, pontuou.

Também estavam presentes na Reunião Interinstitucional CNMP-MPAM o Subprocurador-Geral para Assuntos Jurídicos, Nicolau Libório, o Presidente da Associação Amazonense do Ministério Público, Promotor de Justiça Alessandro Samartin, a Secretária-Geral Lílian Maria Pires Stone e o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Procurador de Justiça Darlan Bernevides Queiroz.