MPAM prestigia homenagem da ALEAM aos 15 anos da Lei Maria da Penha

 

Agenda PGJ f7942

 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Subprocurador-Geral de Justiça Geber Mafra Rocha, prestigiou a Sessão Especial em homenagem aos 15 anos de sansão da Lei Maria da Penha, na Assembleia Legislativa do Amazonas, no último dia 13. O evento ocorreu de forma híbrida, reunindo nomes e entidades ligadas à rede de proteção das mulheres no Estado, a fim de levar ao debate os últimos dados sobre a violência direcionada ao público feminino.

A deputada estadual Joana Darc Protetora (PL) - que é membro da Comissão da Mulher da Aleam – conduziu a sessão destacando a importância da Lei Maria da Penha e o trabalho executado por todos que formam a rede de apoio às mulheres no Amazonas.
"A crescente onda de violência contra as mulheres acendeu uma luz de alerta no Amazonas. Os dados são assustadores e comprovam o que uma parcela significativa das amazonenses sente no corpo, alma e mente. Vivemos uma realidade assustadora e diariamente nos vemos vítimas e reféns de violência. Mulheres de todas as classes sociais, estão vulneráveis a esse mal. Mas, não podemos nos calar! Não vamos nos calar!", destacou Joana Darc.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, em 2020, foram 25.132 ocorrências, seis mil casos a mais que em 2019. Ainda conforme a pasta, casos de feminicídio, assassinato de mulheres por questões de gênero, também cresceram. Sendo que em todo o Estado, em 2020, foram 16 ocorrências de homicídio qualificado, contra nove casos de 2019.