PGJ participa de celebração de 130 anos do TJAM

 

Logos MPAM 83 2d227

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou, na manhã desta quinta-feira, 08/07, da comemoração dos 130 anos de criação do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e um ano da atual gestão da corte.

A sessão solene foi realizada de forma virtual, transmitida pelo canal do YouTube do órgão.
Na cerimonia de comemoração foram homenageadas personalidades que ajudaram a construir e fortalecer a imagem do Poder Judiciário em todo o Estado. Na oportunidade houve exibição de um vídeo institucional sobre a história do TJAM e uma homenagem aos servidores do judiciário que, lamentavelmente, faleceram vítimas de covid-19.
“Todos nós compreendemos o papel importante que o Poder Judiciário tem para construção da democracia e para a garantia dos direitos dos cidadãos. Tenho absoluta convicção que o TJAM, ao longo desses anos, tem promovido a Justiça que a sociedade espera”, afirmou o PGJ.
Em sua história, o TJAM foi oficialmente instalado no dia 04 de julho de 1891, como Superior Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. A instalação do Poder Judiciário do Amazonas ocorreu em sessão solene conduzida pelo vice-governador da Província, Guilherme José Moreira, o Barão do Juruá. Na mesma ocasião, foram empossados os primeiros desembargadores da Corte e realizada eleição e posse do primeiro presidente e vice-presidente efetivos do Tribunal. Historia registrada no livro “O Poder Judiciário na História do Amazonas – 3.ª edição”, da historiadora Etelvina Garcia.
“A musculatura do nosso Tribunal de Justiça é os nossos servidores dedicados, sem vocês o juízes não fazem justiça. Muito obrigado queridos servidores e ao corpo que presta assistência militar, agradeço aos juízes e magistrados, que muito contribuíram para a história deste tribunal”, disse o presidente do TJAM, Desembargador Domingos Chalub.
Participaram do evento a vice-presidente do TJAM, desembargadora Carla Reis, a Corregedora-Geral de Justiça, Desembargadora Nélia Caminha Jorge, o Governador Wilson lima, o Defensor Publico Geral, Ricardo Paiva, entre outras autoridades.