Ministério da Justiça e Segurança Pública quer melhorar estrutura de investigação do Gaeco do Amazonas
- Criado: Terça, 29 Junho 2021 13:31
- Publicado: Terça, 29 Junho 2021 13:31
O Assessor dos Centros Operacionais do Ministério Público do Amazonas, Promotor de Justiça André Lavareda, representou o Ministério Público do Amazonas no “Encontro Técnico sobre Segurança Pública: Desafio no Século XXI”, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O encontro teve duração de dois dias, 24 e 25/06, e reuniu especialistas para discutir o tema e contribuir para a adoção de medidas que assegurem o Direito à Segurança Pública, questão que permanece no centro da agenda nacional.
Apontando a complexidade do tema Segurança Pública, o Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, Luciano Mattos, defendeu o envolvimento dos diversos atores que lidam com o tema, que precisa ser olhado em suas mais diferentes frentes, além da policial. Nesse sentido, foi criada a Coordenadoria-Geral de Segurança Pública do MPRJ, estrutura que envolve diferentes áreas de atuação institucional e permite fazer diagnósticos e direcionamento o trabalho do Ministério Público.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres participou do segundo dia de programação do evento, ocasião em que se reuniu particularmente com o Promotor de Justiça André Lavareda, a fim de tratar do aparelhamento do órgão ministerial amazonense voltado ao combate ao crime organizado.
“O objetivo desde encontro foi discutir e analisar as questões de Segurança Pública do nosso Estado. O Ministério da Justiça e Segurança Pública entendeu as necessidades do MPAM e se dispôs a nos ajudar a estruturar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para garantir mais eficiência na atividade de inteligência e investigação das Organizações Criminosas no Amazonas”, resumiu o Promotor de Justiça André Lavareda.