PGJ abre o debate sobre sustentabilidade no Amazonas em tempos de pandemia

                                         Cenário de pandemia agrava os desafios do desenvolvimento sustentável da região no cumprimento da Agenda 2030

Logos MPAM 52 c82e5Os desafios do desenvolvimento sustentável no cenário de pandemia foi o destaque no discurso do Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, na abertura do webinar sobre mudanças climáticas, meio ambiente e pandemia promovido pelo Ministério Público do Amazonas no último dia 15/06. O evento, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, teve como palestrantes Eduardo Costa Taveira e Henrique dos Santos Pereira.

"A sustentabilidade, por si só, já é desafiadora, afinal, trata-se de ter como norte o equilíbrio do tripé ambiental, social e econômico. Com a pandemia, esse desafio se agrava, cabendo ao Estado agir como um verdadeiro maestro, promovendo políticas públicas efetivas capazes não somente de garantir o compromisso da Agenda 2030, mas, sobretudo, garantir a dignidade da pessoa humana", apontou o PGJ.

O debate acerca do futuro do desenvolvimento sustentável na Amazônia frente ao atual cenário climático e pandêmico com enfoque na Agenda 2030 da ONU, segundo Alberto Nascimento Júnior, implica no reconhecimento da necessidade de políticas de Meio Ambiente voltadas para tal.

"O papel do Estado do Amazonas na deflagração de tais medidas é de fundamental importância, afinal o Estado integra de forma robusta a Amazônia Legal, possuindo dentro de seus limites, grande parte do bioma Amazônia. Além de concentrar a maior população indígena do país", observou.

 

Webinar

Reunindo especialistas e autoridades acadêmicas e governamentais, o webinar "Mudanças climáticas, meio ambiente e pandemia: o futuro do desenvolvimento sustentável na Amazônia" teve como palestrantes Eduardo Costa Taveira, Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, e Henrique dos Santos Pereira, Mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas.
O evento teve transmissão ao vivo pelo canal do MPAM no YouTube e pode ser assistido clicando aqui.