Força-Tarefa do MPAM trabalha com o IPAAM para proteger o Sul do Amazonas
- Criado: Segunda, 24 Mai 2021 17:50
- Publicado: Segunda, 24 Mai 2021 17:50
PGJ se reúne com IPAAM para firmar parceria de apoio aos Promotores de Justiça que atuam na Região Sul, principalmente em Humaitá e Lábrea
O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, recebeu, na manhã desta segunda-feira (24/05), o Diretor-Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente, para uma reunião de trabalho estratégica que envolve a atuação dos dois órgãos. A pauta do encontro foi o alinhamento dos trabalhos dos órgãos, promovendo o apoio aos promotores dos municípios localizados na região sul do Estado, especialmente Humaitá e Lábrea, formando uma “Força Tarefa” na área ambiental.
“Buscamos a parceria com o IPAAM e demais órgãos, para termos êxito no trabalho desenvolvido em relação às politicas do Meio ambiente no Estado, principalmente para a região sul do Amazonas, onde a pressão da fronteira agrícola contra a floresta é muito grande”, ressaltou o PGJ.
O Plano Estratégico para atuação no interior do Estado do Ministério Público do Amazonas compreende várias ações que vão além de visitas e reuniões com as autoridade locais, incluindo parcerias de trabalho com Órgãos e Instituições que possam agregar ações e trazer um maior resultado para a sociedade amazonense.
IPAAM
O IPAAM atua na execução da politica estadual do meio ambiente, e é responsável pelo controle ambiental no Estado, por meio das ações de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental das atividades que promovam poluição e a degradação do meio ambiente, vinculado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA).
De acordo com informações do INPE, em junho de 2020, foram registrados cerca de 103.161 focos ativos de queimadas no bioma da Amazônia. No mesmo ano, o Município de Humaitá chegou a ficar em 6º lugar no ranking de distribuição geográfica de queimadas no Amazonas, conforme dados obtidos no Relatório Panorama de Queimadas – 2020, elaborado pela SEMA. “Essa parceria do IPAAM com MP é de suma importância, defender e proteger o meio ambiente é necessário, principalmente nessa região onde os índices de queimadas são muito elevados.” ressaltou Juliano Valente.