MPAM EM AÇÃO: Promotor de Justiça de Santo Antônio do Içá promove palestras à população ribeirinha sobre crimes contra a dignidade
- Criado: Quinta, 22 Abril 2021 16:49
- Publicado: Quinta, 22 Abril 2021 16:49
O Promotor de Justiça Daniel Rocha de Oliveira, titular da comarca de Santo Antônio do Içá, visitou, na última terça-feira (20), a Vila Alterosa do Juí, comunidade ribeirinha que fica no lago do Juí, no rio Içá. O objetivo da ação é conhecer a realidade da comunidade e promover uma conversa com a população a respeito de crimes contra a dignidade, entre eles: a violência sexual infantil, a violência doméstica e o tráfico de entorpecentes.
A comunidade de Vila Alterosa foi fundada na década de 70, como sede espiritual da Irmandade da Santa Cruz. Com o passar dos anos, ela se desenvolveu e hoje conta com aproximadamente 3 mil habitantes. Em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Polícia Militar, a Secretaria de Saúde e o Conselho Tutelar, a visita na comunidade foi feita após o Ministério Público do Amazonas receber diversas denúncias relacionadas às violências sexual infantil e doméstica, além do poder paralelo do tráfico de drogas.
“Nós, em parceria com esses órgãos, fizemos palestras para os adolescentes falando sobre os malefícios do uso de entorpecentes e também sobre a questão da gravidez na adolescência e da iniciação sexual precoce.”, ressaltou o Promotor.
Em paralelo, foi promovido ainda uma conversa com alguns comunitários falando sobre crimes contra o patrimônio e demais crimes contra a honra. Na oportunidade, o Promotor visitou ainda o posto de saúde e as instalações da futura Unidade Básica de Saúde (UBS), que está sendo construída na comunidade.
O Promotor conversou ainda com o líder religioso responsável pela comunidade, que é ligada a uma irmandade religiosa. Ambos discutiram as medidas de prevenção ao novo coronavírus e necessidade da vacinação contra Covid-19.