CNMP realiza 1ª sessão ordinária de 2021 com reforço do projeto "Respeito e Diversidade"
- Criado: Terça, 09 Fevereiro 2021 12:15
- Publicado: Terça, 09 Fevereiro 2021 12:15
"A adesão de Vossas Excelências ao projeto 'Respeito e Diversidade' reforça o nosso compromisso com o combate a todas as formas de discriminação e com o pluralismo de ideias". A afirmação é do procurador-geral da República e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público, Augusto Aras, feita durante a abertura da 1ª Sessão Ordinária de 2021 do CNMP, realizada na manhã desta terça-feira, 9 de fevereiro, em Brasília.
Lançado em 10 de dezembro de 2020, o projeto "Respeito e Diversidade" é uma idealização conjunta da Procuradoria-Geral da República, do CNMP e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), constituído por ações interinstitucionais voltadas à disseminação da cultura da paz, do respeito, do diálogo e do pluralismo.
Em discurso, Augusto Aras afirmou que "o Ministério Público brasileiro é a instituição, a meu juízo, com maior possibilidade de induzir cidadania, dignidade e paz. Podemos, juntos, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária para todas as pessoas".
O presidente do CNMP destacou que o projeto se justifica "para preservarmos e fortalecermos as noções fundamentais de respeito e paz, bastante mais profundas que a mera tolerância".
Aras explicou que o projeto "Respeito e diversidade" será realizado por meio de campanhas publicitárias, palestras, seminários, cursos e capacitações, audiências públicas e publicações de artigos e boas práticas.
Haverá, também, premiações em três categorias: iniciativas dos Ministérios Públicos em defesa do respeito à diversidade; matérias jornalísticas publicadas pela imprensa brasileira nesse sentido; e, por fim, iniciativas da sociedade civil que estejam alinhadas ao projeto. "Ademais, pessoalmente, percorrerei as cinco regiões do país para lançar, divulgar e buscar novas adesões à nossa rede do projeto".
MPAM presente na sessão
Representando o Ministério Público do Amazonas (MPAM), o Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior participou, de maneira virtual, da sessão, confirmando a adesão do MPAM ao projeto. O lançamento oficial da inciativa do CNMP, no Amazonas, está previsto para o início de Abril com a presença do PGR Augusto Aras.
Sobre o projeto
O projeto "Respeito e Diversidade" tem um site exclusivo onde estão disponíveis mais informações como formas de participar e materiais de divulgação. Clique na figura abaixo para acessar a página.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CNMP
Imagens: reprodução de internet