Covid-19: MP fiscaliza hospital e debate medidas contra a pandemia em Carauari

carauari1 ba45b

A Promotoria de Carauari, representada pelo Promotor de Justiça Eduardo Gabriel, realizou inspeção no hospital regional da cidade. Foi verificar a situação do atendimento aos pacientes de covid-19 naquele município, localizado o centro-oeste do Estado, a 788 km da capital. Além da inspeção à unidade de saúde, o representante do MP reuniu com integrantes da Comissão de Enfrentamento de Crise local.

Eduardo Gabriel conversou, nesta quarta-feira à tarde, com prefeito, vice-prefeito, além de autoridades ligadas à saúde e segurança no município. Na pauta, o cumprimento das medidas contra a proliferação do novo coronavírus que, segundo os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), já teve 23 mortos e 4.950 casos confirmados da doença.

A flexibilização de horários e abertura do comércio local foi debatida, mas ficou acertado que haverá a colaboração entre a Polícia Militar, Guarda Municipal, Policial Civil e militares do Exército, para a eficaz fiscalização das atividades que permanecerão abertas durante a pandemia, conciliando a necessária proteção da saúde da população com a subsistência do comércio local.

Na inspeção, o promotor de Justiça constatou que o município dispõe de 2 mil testes rápidos, kits de tratamento, aproximadamente 20 mil comprimidos de ivermectina, além de unidade hospitalar exclusiva para o tratamento do Covid, 04 leitos de UCI (unidade de cuidados intensivos), 04 respiradores, kits de intubação além de cápsulas Vanessa para proteção dos pacientes.

"Definiu-se o respeito a interrupção do transporte fluvial conforme o decreto estadual. O ministério público colaborará com a solução da matéria, fiscalizando e atuando eficazmente contra o descumprimento das medidas adotadas", informou o promotor de Justiça Eduardo Gabriel.

HOMENAGEM PROMOTORES 1d674

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Fotos: MPAM