Covid-19: MP acompanha lançamento do Plano Estratégico contra a pandemia no AM
- Criado: Segunda, 11 Janeiro 2021 16:12
- Publicado: Segunda, 11 Janeiro 2021 16:12
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pelo Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, esteve presente na apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento ao Covid-19 no Amazonas, evento realizado na manhã desta segunda-feira (11/01), em Manaus, com as presenças do Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, Governador Wilson Lima e Prefeito David Almeida, entre várias outras autoridades sanitárias e de saúde.
Para o chefe do Ministério Público do Estado, o esforço conjunto entre as instituições governamentais e a sociedade civil é fundamental na luta contra a pandemia. "O alinhamento de ações entre os entes da União, Estado, Município e demais órgãos estatais e de toda a sociedade civil, principalmente pela prevenção ainda na atenção básica de atendimento e tratamento clínico preventivo, bem como a colaboração de todos nós na condição de corresponsáveis pela saúde e respeito ao direito à vida na condição de dever como cidadão, são fundamentais para se ter sucesso nessa batalha e mudar nossa realidade, minimizando-se danos com a união de esforços e toda dedicação dos profissionais da área da saúde do nosso Estado e Municípios", avaliou Alberto Júnior.
No seu discurso, o Governador Wilson Lima voltou a ressaltar a situação de colapso do sistema de saúde pública no Amazonas e disse que as aglomerações propositais, como as festas clandestinas que algumas pessoas teimam em organizar, ajudam a aumentar os casos de infecção e a consequente superlotação das unidades. Wilson Lima também lembrou que as medidas de restrição, grande parte resultado da Ação do MP e acatada pela Justiça, são "amargas porém necessárias", daí o esforço em encontrar soluções para diminuir o impacto na economia, principalmente dos pequenos comerciantes.
Eduardo Pazuello deu um panorama geral sobre o processo de aquisição de vacinas para o país. Citou que o atendimento à população tem de ser coberto, na sua primeira fase, pelas Unidades Básicas de Saúde. O Ministério da Saúde não de uma data certa para o início da vacinação no Amazonas, mas afirmou que o Governo está pronto para iniciar a aplicação das doses, em torno de quatro dias após elas serem adquiridas.
Na semana passada, o Ministério Público do Amazonas instituiu Grupo de Trabalho com o objetivo de acompanhar as medidas do poder público, nas esferas estadual e municipal, para o combate efetivo à pandemia. No último dia 3 de janeiro, a Justiça do Amazonas concedeu liminar no Plantão Cível, acatando Ação Civil Pública impetrada pelo MPAM, e determinou que o Governo do Estado suspendesse as atividades consideradas não-essenciais pelo prazo de 15 dias, adotando medidas de contenção de aglomeração social nos estabelecimentos essenciais.
Texto : Arnoldo Santos - ASCOM MPAM
Fotos: SECOM e Arnoldo Santos