Promotorias de Execução Penal realizam inspeções nas unidades prisionais da capital antes do recesso
- Criado: Terça, 22 Dezembro 2020 02:06
- Publicado: Terça, 22 Dezembro 2020 02:06
As Promotorias de Execução Penal realizaram, entre os dias 14 e 18 deste mês, as últimas inspeções do ano de 2020 nas unidades prisionais da capital. Nesses dias, foram inspecionados, presencialmente, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), os Centros de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (Cdpm 1 e Cdpm 2), o Instituto Prisional do Puraquequara (IPP) e as unidades femininas Penitenciária Feminina e Centro de Detenção Provisória Feminina (Cdpf).
Durante as diligências, as promotoras de Justiça Carla Guedes e Elizandra Lira, respectivamente, titulares da 23ª e 98ª Promotorias de Execuções Penais, colheram dados com os diretores dos estabelecimentos acerca do funcionamento das unidades durante esse ultimo trimestre, além de inspecionarem pessoalmente alguns setores como enfermaria, cozinha, sala de monitoramento da segurança interna, os pavilhões de detentos, os parlatorios, as salas de videoconferencia e os locais de estudo e trabalho dos apenados.
Também escutaram o depoimento dos profissinais de saúde que atuam nessas unidades para obtenção de dados acerca de eventuais problemas enfrentados nessa área. Atualmente não existem apenados acometidos de covid-19 nas unidades e os internos dos grupos de risco encontram-se isolados em celas separadas. Ademais, não foram relatadas ausência de medicamentos vez que, quando o Estado retarda o fornecimento de medicamentos urgentes, a própria empresa cogestora supre.
No geral, não foram constatadas irregularidades nas unidades.