MPAM discute o futuro da instituição, perspectivas e transformações em simpósio
- Criado: Terça, 15 Dezembro 2020 15:18
- Publicado: Terça, 15 Dezembro 2020 15:18
Para celebrar o Dia Nacional do Ministério Público, o Ministério Público do Amazonas, por intermédio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), realizou, na noite desta segunda-feira (14/12), a abertura do Simpósio "Ministério Público 5.0: perspectivas e transformações". A programação especial aconteceu no Teatro Amazonas, com apresentação do espetáculo 'A caixa mágica do Natal'. O evento foi prestigiado por membros, servidores e estagiários do MP, seguindo as medidas de segurança sanitária contra a pandemia do novo coronavírus. O musical também foi exibido simultaneamente pelo Canal do MPAM, no Youtube http://www.youtube.com/mpamoficial.
No discurso de abertura, o Coordenador do CEAF, promotor de Justiça Alessandro Samartin, ressaltou a importância das transformações tecnológicas e da evolução do MP, em tempos de enfrentamentos impostos pela crise da pandemia. "O Ministério Público surge como uma possibilidade concreta a partir das transformações que vivenciamos na atualidade, após a revolução industrial 4.0 e a implantação da sociedade da informação, nós vivemos uma nova realidade, já se avizinha a transformação do mundo com a interação da tecnologia cada vez mais presente e cada vez mais intuitiva e interativa com o ser humano. Uma nova sociedade, se constrói, a partir das dificuldades vivenciadas no ano de 2020, a tecnologia hoje, parte não só das nossas vidas pessoais, mas também do nosso trabalho, transformou o mundo e a sociedade, discutir qual o papel do Ministério Público, qual o novo formato que o MP deve ter para atender os anseios dessa sociedade, é algo que nós pretendemos realizar neste simpósio que se inicia".
O CEAF lançou, também, a sua Plataforma Digital de Ensino à Distância, que tem como objetivo, levar aperfeiçoamento aos membros do Ministério Público do Amazonas e trazer o conhecimento para à instituição para prestação de serviço a sociedade.
Em seguida, o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Junior, fez seu pronunciamento, destacando o compromisso e a atuação do MP.
"A realização do Simpósio MP 5.0 é a afirmação do compromisso deste Ministério Público Estadual em apoiar e fomentar todas as ações tecnológicas e de informação que tenham como finalidade tornar as atividades da Instituição mais simples e ao alcance de toda sociedade amazonense. Ressalto o empenho em fazer com que essas facilidades atinjam a todos os municípios amazônidas, levando ao interior a verdadeira inclusão judicial."
O evento seguiu com apresentação do espetáculo 'A Caixa Mágica de Natal', embalado por uma trilha sonora com clássicos de Natal e referências pop. O espetáculo fez uma viagem lúdica pelo universo natalino, com formações do Corpo de Dança do Amazonas, Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas, o Balé Folclórico e o Coral Infantil do Liceu Cláudio Santoro, com direção musical do maestro Marcelo de Jesus.
Programação Simpósio "Ministério Público 5.0: perspectivas e transformações".
A programação do Simpósio segue até o dia 17 com as conferências que ocorrerão das 8h30 às 17h30, sendo transmitidas pela plataforma Doity. O acesso às conferências será feito mediante inscrição. Será expedida certificação mediante a frequência de pelo menos 75% de presença no Simpósio e preenchimento de avaliação e satisfação disponibilizada ao término do evento. A organização do simpósio é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPAM. Inscrições para as conferências são gratuitas e podem ser feitas pelo link a seguir:
https://doity.com.br/ceaf-mpam.
Sobre o Dia Nacional do Ministério Público
O Dia Nacional do Ministério Público foi definido no Artigo 82 da Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993. A Lei Orgânica do Ministério Público define as regras gerais para a existência dos Ministérios Públicos em cada Estado do Brasil, além de outras providências inerentes á instituição. A data foi escolhida porque foi em14 de Dezembro de 1981 que a Lei Complementar nº 40 – responsável por definir as regras gerais do Ministério Público Federal – foi sancionada.
A data é uma homenagem à instituição que trabalha na defesa dos direitos do cidadão e dos interesses sociais e coletivos. O órgão ministerial age em favor do bem público, da coisa pública, do respeito às leis nacionais e à Constituição Federal. É uma instituição independente, não sendo vinculada a nenhum Poder: Judiciário, Legislativo ou Executivo.
Texto: Yasmim Salomão - ASCOM MPAM
Fotos: Hiraílton Gomes - ASCOM MPAM
Editado por Arnoldo Santos