ALEAM entrega medalha do Mérito Legislativo a membros do Ministério Público do AM

50703302546 1f5fe7eb60 c 3a47f

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou no início da tarde desta quinta-feira (10), a Sessão Especial para outorga da Medalha do Mérito Legislativo a 27 personalidades, de variadas áreas de atuação no estado. A comenda é a maior ofertada pela Casa e tem como objetivo principal homenagear comportamento e atuação de agentes públicos e cidadãos no exercício de suas atividades.

Dois membros do Ministério Público do Amazonas (MPAM) foram agraciados. O Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e a Promotora de Justiça Silvana Nobre Cabral (foto abaixo), titular da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública, receberam a medalha das mãos dos deputados propositores da outorga, respectivamente, Delegado Péricles e Mayara Pinheiro.

O PGJ Alberto Júnior discursou em nome de todos os agraciados agradecendo a escolha e falando da honra em figurar entre os condecorados do ano de 2020. "Tenho certeza da extrema dificuldade desta Casa Legislativa de fechar uma lista de homenageados dentre tantos nomes relevantes que estiveram engajados ao estrito cumprimento do dever e a serviço do interesse público neste ano tão desafiador", destacou.

Alberto Júnior também falou sobre a importância da parceria entre as instituições na construção das melhores soluções para o povo amazonenses, ao mesmo tempo convidou os demais agraciados a usar a presente homenagem como motor propulsor para a construção de soluções conjuntas aos anseios e necessidades do povo. "Finalizo, a partir da sabedoria popular, dizendo: o povo é quem mais ordena. Sendo assim, reitero meu compromisso pessoal e institucional com a promoção da justiça, com o combate à corrupção, com a defesa dos interesses da nossa sociedade", finalizou. Confira o discurso na íntegra. (Clique Aqui)

A Promotora Silvana Nobre, que atua diretamente na área de Saúde, foi agraciada pela sua atuação efusiva na área na fiscalização da prestação dos serviços públicos, especialmente na pandemia. "O reconhecimento feito pela Assembleia Legislativa foi a toda a Instituição que de , forma incansável , luta para ver concretizar os direitos de toda a sociedade", resumiu Silvana Nobre.

Este ano, em razão das medidas de segurança exigidas pela pandemia causada pelo novo coronavírus, parlamentares e convidados participaram de maneira híbrida, com alguns presentes no Plenário e outros acompanhando via internet.

50702581308 9a4b1a9d9b c dee78

Reconhecimento da instituição

Em entrevista exclusiva ao Portal MPAM, o Procurador-Geral de Justiça Alberto Júnior disse que a entrega da medalha Ruy Araújo é o reconhecimento ao serviço que o Ministério Público estadual prestou à população, especialmente, durante estes meses de pandemia.

"Foi um trabalho realizado pela gestão anterior da qual eu participei como secretário geral. Devemos, aqui, homenagear os colegas que atuaram na área de educação, na área da saúde, meio ambiente, na área do consumidor. Então, foi um esforço comum de toda a instituição e dos servidores também. Nós trabalhamos noite e dia, a fim de que a sociedade ficasse protegida e que nós minimizássemos os danos emocionais, as perdas físicas que aconteceram durante todo esse período e que ainda se persistem. O desafio continua, continua com a atual gestão. E essa homenagem vem realmente trazer mérito a todos os colegas e servidores que atuaram na frente, se resguardando. Hoje, nós temos também uma atuação dentro do Ministério Público, de protocolos de proteção aos servidores e aos membros. Também deve se ressaltar o papel dos Promotores de Justiça no interior foi fundamental para que nós não tivéssemos ainda um dano maior em relação ao que a gente vem passando como seres humanos", avaliou Alberto Júnior.

Histórico

A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo foi instituída nos termos da Resolução Legislativa nº 319, de 14 de agosto de 2002, consubstanciada no Projeto de Resolução Legislativa nº 16, de 1º de agosto de 2002. A Medalha é concedida a soberanos chefes de Estado e de governo, políticos, magistrados, membros do Ministério Público, militares, diplomatas, professores, cientistas, escritores, servidores, desportistas e outras personalidades, pelos respectivos e relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público. A comenda compreende a categoria Grande Mérito, destinada a premiar pessoas vinculadas às searas cultural, científica, desportiva, empresarial e para homenagear o exemplar comportamento de agentes públicos no exercício de suas respectivas carreiras funcionais.

Cada um dos 24 deputados estaduais indicou um nome, a Mesa Diretora também indicou um homenageado e o Conselho da Ordem apontou dois agraciados, totalizando 27 personalidades. A Solenidade foi presidida pelo Deputado Josué Neto, presidente da ALEAM.

Texto produzido com informações de Joyce Campos (ALEAM)

Editado por Arnoldo Santos -ASCOM MPAM

Fotos: Danilo Mello (ALEAM)