Centro de Educação inaugurado pela PMM leva o nome de irmã de Ministro do STJ, Ex-Procurador-Geral do MPAM

inauguração CIME bf966
A Prefeitura de Manaus inaugurou, na manhã desta terça-feira (7/12), o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), localizado na avenida Comendador José Cruz, bairro Lago Azul, na zona Norte. A unidade, pertencente à SEMED, foi batizada com o nome da médica amazonense Viviane Estrela Marques Rodella, irmã de dois membros do Ministério Público do Estado do Amazonas: a Promotora de Justiça Vânia Marques Marinho e Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Mauro Luiz Campbell Marques, que foi Procurador-Geral de Justiça do MPAM nos períodos de 1999/2001, 2001/2003, 2007/2008.

A solenidade, presidida pelo prefeito de Manaus, Artur Neto, contou com a presença da família da médica, e também do Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), Deputado Josué Neto, além de outras autoridades.

Com capacidade para atender 1,6 mil alunos da educação infantil e ensino fundamental, o CIME é a fusão da educação infantil (576 vagas) e ensino fundamental (1.024 vagas) em um só local. A estrutura dispõe de 12 salas de aula em cada prédio, salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários, brinquedoteca, jardins e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório. O prédio do ensino fundamental é de dois andares, mas oferece uma plataforma elevatória para pessoas com dificuldades de locomoção.

Design sem nome10 7ae20

Homenagem

O nome do CIME é uma homenagem a Viviane Estrela Marques Rodella, médica nascida em Manaus em 1961, que dedicou a vida aos estudos e às crianças carentes. Viviane foi professora de língua inglesa, antes de entrar na faculdade de Medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Fez residência em Nefrologia, mas foi na Pediatria que a médica amazonense dedicou a sua vida e trabalhou em vários hospitais em São Paulo e em alguns municípios do Estado.

Viviane dedicou sua profissão às crianças e adolescentes, sobretudo os mais necessitados, onde criou a Organização Não Governamental (ONG) "Mapear: Transformando dor em amor", que já atendeu mais 500 crianças em estado de extrema pobreza. A médica amazonense morreu no dia 16 de agosto de 2016 em um acidente de carro, no interior de São Paulo.

Agradecimentos

O Ministro Mauro Campbell agradeceu a homenagem feita à irmã e exaltou o trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Em nome da família, a Promotora Vânia Marinho fez o uso da palavra. "Fomos ensinados desde cedo que a maior herança que receberíamos seria a educação. Então nada melhor para homenagear a Viviane que uma escola e para crianças. Estas sempre foram o centro das atenções dela. Fosse em casa com os filhos dela e nossos, fosse na vida profissional, pois ao abraçar a Medicina escolheu a pediatria. Poderia passar dias lhes falando da nossa amada Viviane, e cada lembrança é vívida pois o amor que sempre nos uniu em família é eterno, nada o romperá! Aí está nossa força e nossa certeza: que nunca estamos sozinhos pois o amor é eterno e nos faz estarmos juntos ainda que não estejamos no mesmo lugar", disse a Promotora Vânia Marinho.

Segunda homenagem à família
Ainda pela manhã, foi a vez da matriarca da família ser lembrada. A mãe do Ministro Mauro Campbell e da Promotora Vânia Marinho, Victorina Campbell Marques, emprestou o nome para a nova denominação da rua do comércio 2, do tradicional bairro Parque 10, zona centro-sul de Manaus. Casada com Manoel Francisco Garcia Marques, "Dona Vivi Marques", foi uma das lideranças do comércio do Parque 10, como moradora antiga do bairro, inclusive. O nome dela, agora, identifica a rua do comércio nº 2 do bairro. Além de Vânia, Mauro e Viviane (falecida), completa o grupo de quatro filhos da dona Vivi Marques e do Sr Manoel, a servidora pública federal Vera Helena Campbell Barbato.

Design sem nome11 a1691

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM com informações da Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Educação

Fotos: Arnoldo Santos e Alex Pazuello (SEMCOM)