MPAM dá posse a nove Promotores de Justiça que vão atuar no interior do Estado
- Criado: Sábado, 31 Outubro 2020 11:52
- Publicado: Sábado, 31 Outubro 2020 11:52
O Colégio de Procuradores de Justiça deu posse, na tarde desta sexta-feira (30/10), a nove Promotores de Justiça Substitutos, oriundos do último concurso realizado pela instituição em 2016. A solenidade, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi realizada de maneira mista com a presença dos empossandos no auditório Carlos Bandeira, na sede do Ministério Público estadual em Manaus, e de Procuradores e autoridades convidadas participando por videoconferência.
"É fato que o Amazonas precisa melhorar os seus índices de Desenvolvimento Humano e o Ministério Público do Amazonas tem um importante papel a cumprir nesta seara. Por isso, ao tempo que dou boas-vindas aos senhores e à senhora, conclamo-os a lutarem ombreados conosco e nossos colegas, de modo incansável, pela liberdade substancial plena dos nossos irmãos amazonenses, como missão e sacerdócio, para um amanhã melhor para as gerações futuras", disse o Procurador-Geral de Justiça no seu discurso de saudação aos novos membros do MPAM.
Oito homens e uma mulher formam este novo grupo de membros do MPAM. Depois da escolha das comarcas, segundo o critério de melhor colocação no concurso, a destinação de cada Promotor empossado ficou a seguinte:
1. PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA: OTÁVIO MACHADO DE ALENCAR
2. 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE TEFÉ: VÍTOR RAFAEL DE MORAIS HONORATO
3. 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE COARI: RAFAEL AUGUSTO DEL CASTILO DA FONSECA
4. PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE FONTE BOA: RICARDO MITOSO NOGUEIRA BORGES
5. 2.ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE COARI: THIAGO DE MELO ROBERTO FREIRE
6. PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE CARAUARI: EDUARDO GABRIEL
7. PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PAUINI: DANIELLY CHRISTINI SAMARTIN GOUVEIA DE ANDRADE
8. PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE JUTAÍ: MARCELO BITARÃES DE SOUZA BARROS
9. PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ: DANIEL ROCHA DE OLIVEIRA
Discurso de posse
O Promotor de Justiça Otávio Machado de Alencar, destinado à Comarca de São Paulo de Olivença, foi escolhido para proferir o discurso de posse em nome da turma. "Ao chegarmos nessa situação de promotor de justiça temos que saber que a nossa maior qualidade deve ser é a humildade. Humildade em reconhecer que a vida ainda tem muito a nos ensinar. Que nossa função é uma bênção, mas também, um fardo. Uma bênção, pois teremos a capacidade de melhorar a vida daqueles que moram em nossas novas cidades, em nossos novos lares amazonenses. Sempre presentes e atentos às necessidades da população e com humildade ao olhar para atuar de forma digna, eficaz e humana.Também não deixa de ser um fardo pois denota uma responsabilidade diária, uma retidão de conduta, de caráter, mas principalmente o compromisso de amor ao próximo. Servir, lutar, distribuir Justiça através do nosso cargo aqueles que lutam seus conflitos diários e precisam de nossa força e empenho. Assim no fim dessa estrada de luta cede passagem como os primeiros passos como membros do Ministério Público do Estado do Amazonas", disse Otávio Alencar.
Saudações aos novos Promotores
Além do Procurador-Geral, que também exerce a presidência do Colégio de Procuradores, outras autoridades falaram em saudação aos novos Promotores de Justiça. A Corregedora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, falou em nome do Colégio de Procuradores.
"A posse dos novos promotores é sempre um momento de renovação e de motivação, para nós, também, do Ministério Público do Estado do Amazonas. Não são apenas processos e expedientes, autos físicos ou virtuais que estarão sob o crivo da manifestação de vossas excelências. Mas sim, a vida, a liberdade, o patrimônio, a probidade administrativa, a cidadania do povo amazonense. Embora, ainda, vivenciando um contexto de pandemia, os membros do MP devem se fazer presentes em seus gabinetes, respeitadas as normas de segurança. Somente a presença diuturna do Promotor de Justiça, com sua efetiva inserção no tecido social levam à percepção dos problemas que afetam a comunidade, possibilitando a adequada veiculação dos interesses difusos e coletivos. O que esperam de nós é a atuação de um Ministério Público contemporâneo. E a demonstração de sua capacidade de articulação, de conciliação, de mediação, de um verdadeiro instrumento de pacificação social", frisou a Corregedora-Geral.
O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Promotor de Justiça Lauro Tavares, também saudou os novos colegas. Ao dar boas vindas a eles, o presidente da AAMP afirmou que aquele momento tinha um grande significado não só para a vida dos novos Promotores, mas para a população daquelas comarcas onde irão atuar.
"Para a sociedade amazonense, especialmente, para aqueles que residem no interior do Estado do Amazonas,..., o dia de hoje tem um significado muito especial. Nasce, aqui no dia de hoje, no coração de vossas excelências, uma esperança... Vocês enfrentarão muitos desafios. O Amazonas é gigante. É essa esperança que o povo depositará na vida de cada um a partir de hoje. Nós nem conseguimos tangenciar o alcance que a nossa presença, num lugar tão distante, significa para o povo daquela localidade. Vocês encontrarão muitos desafios. Mas é o olhar e como vocês enfrentarão esses desafios que vai fazer a diferença na vida de cada um de vocês.", proferiu Lauro Tavares.
Também proferiram discursos Thiago Nobre Rosas, Subdefensor Público Geral do Estado do Amazonas, e o Promotor de Justiça aposentado Otávio Gomes, Ouvidor-Geral do Estado, representando o Governador do Estado. Os discursos, bem como toda a solenidade, podem ser conferidos no canal do MPAM, na plataforma Youtube.
A sessão solene de posse cumpriu as medidas de segurança contra o coronavírus, previstas no Plano de Retorno do MPAM. Por isso, os Promotores empossados levaram apenas um acompanhante para o evento presencial. Demais autoridades participaram virtualmente. O uso de máscara foi mantido, tendo os presentes tirado o acessório apenas para a foto oficial e pronunciamento dos discursos.
Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM
Fotos: Hiraíltons Gomes -ASCOM MPAM
Imagens da transmissão do Youtube: Camila Barbosa, Yasmin Salomão e Jhualissom Veiga - ASCOM MPAM
Edição de imagens: Ulisses Farias - ASCOM MPAM