MPAM começará setembro com versão melhorada do sistema que organiza processos administrativos internos

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O Ministério Público do Amazonas (MPAM) fechou o segundo quadrimestre do ano de 2020 com melhorias consideráveis do sistema que controla o trâmite dos processos administrativos internos da instituição. A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) anunciou que, no mês de setembro, já estará disponível uma nova versão do SEI (Sistema Eletrônico de Informação), ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) adotada pelo MPAM em 2014 e usada amplamente pelo poder público brasileiro.

Segundo o diretor da DTIC, Eudo Assis, as grandes novidades são o suporte para assinaturas com Certificado Digital, uma antiga demanda dos usuários, bem como o acesso ao sistema via aplicativo de celular. "A atualização tecnológica do SEI acontece graças ao esforço conjunto dos mantenedores da ferramenta, o TRF-4, e da equipe do MPAM, tanto técnicos da DTIC que tem se empenhado em oferecer à Instituição um sistema de qualidade, quanto os próprios usuários por meio de testes da nova versão, visando contribuir para o alcance dos objetivos institucionais", avalia Eudo Assis. O diretor informa que, nesse final de semana, entre os dias 28 e 30 de agosto, "foram feitas atividades para colocar a nova versão em produção e realizados testes nas novas funcionalidades para validar o funcionamento. Tudo ocorreu conforme o planejado".

A nova versão da ferramente também dispõe de opções de busca em processos e documentos. A primeira semana útil de setembro já começa com a novidade funcional aprovada pelos técnicos do MPAM. "Por meio de diversas atualizações tecnológicas internas, seguidas de baterias de testes, foi possível lançar com segurança uma versão moderna do SEI", afirmou Genner Maia, chefe do Setor de Sistemas de Informação.

 

Implantações e convênio com o TRF-4

Em operação no MPAM desde setembro/2014, o SEI é utilizado na gestão eletrônica de documentos e processos administrativos, estando implantado em toda a instituição. Dessa forma a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é totalmente realizada por meio eletrônico, proporcionando celeridade e transparência, além da redução drástica no uso de papel. A ferramenta foi cedida sem custos ao MPAM por meio de um convênio com o TRF-4. O SEI do MPAM tem, hoje, cerca de 800 usuários permanentes que tramitam documentos de maneira virtual. De 1º a 31 de Julho, por exemplo, foram movimentados 11.442 atos administrativos.

Texto: DTIC editado por Arnoldo Santos

Foto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Produção: Melissa Taveira MPAM