MPAM testa último grupo que retorna às atividades em 1º de setembro

testagem grupo 4 26 agosto bd884

Dando continuidade ao Plano de Retorno gradual das atividades presenciais no Ministério Público do Amazonas (MPAM), na manhã desta quarta-feira, 26/08, começou a testagem de covid-19 para membros, servidores e estagiários, integrantes do grupo que retorna na próxima terça-feira (01/09). O Grupo 4 é composto por membros lotados na capital ou no interior, que já tenham contraído covid-19 e estejam em situação de não transmissibilidade, componham o grupo de risco.

"Estão sendo testados hoje e amanhã, cerca de 445 pessoas, além daquelas pessoas que perderam a testagem em seus grupos, e também pessoas que interagem com o ambiente prestando de serviço. Nesse grupo estão sendo testados pessoas do grupo de risco, colocamos justamente no último grupo por terem algum tipo de comorbidade, ou por morarem com alguém que tenha algum tipo de comorbidade", relatou Frederico Abraim, diretor de administração do MPAM.

O Plano de Retorno do MPAM segue todas as orientações prescritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), respeitando o distanciamento social, visando a proteção dos funcionários e do público que é atendido nas unidades do MP. Atualmente, para entrar nas dependências das unidades do MP, em Manaus, as pessoas têm sua temperatura corporal aferida. Aqueles que fizerem o teste hoje recebem o laudo no mesmo dia e aqueles que testarem positivo serão encaminhados para atendimento médico. Toda a instituição continua com regras de segurança sanitária para os que retornam ao trabalho presencial.

Até o momento, 1283 pessoas foram submetidas à testagem para retornar as atividades, das quais foram detectados cerca de 82 pessoas com o vírus ainda presente no organismo (IgM Reagente), outras 172 pessoas acusaram que já tiveram a doença, criaram anticorpos e não estão transmitindo (IgG Reagente) e na teoria, cerca de 584 pessoas não tiveram contato como o vírus.
A testagem continua na manhã desta quinta-feira (27/08), e todos os cuidados necessários estão sendo tomados nesses casos para continuação do retorno gradual. "Todos os servidores estão recebendo mascaras de proteção, e a partir do dia 01 de setembro todo o MP volta as atividades presenciais. Exceto aqueles que estão com recomendações medicas para continuar no trabalho remoto.", afirmou Frederico Abrahim.

Texto e foto: Jhualisson Veiga - ASCOM MPAM