COVID-19: Plano de Retorno do MPAM realiza terceira rodada de testagem coletiva

 

TESTAGEM GRUPO 3 132d3
O Ministério Público do Amazonas deu continuidade, na manhã desta quarta-feira, 19/08, à testagem de covid-19 para membros, servidores e estagiários, integrantes do grupo que retorna às atividades presenciais na próxima segunda-feira (24/08). O plano de retorno segue as orientações prescritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando a proteção dos funcionários e do público que è atendido nas unidades do MP. Nesta manhã, todas as pessoas do grupo de retorno tiveram sua temperatura corporal aferida e foram submetidos à coleta de sangue para o teste rápido de IgM e IgG (coleta sorológica). "Hoje devem ser testadas 160 pessoas, são as que estão lotadas no interior do Estado, como não tivemos condições de contratar uma empresa que atendesse em todo o Estado, a estratégia adotada foi fazer a testagem com aqueles que estivessem na capital antes de retornarem para suas comarcas", relatou Frederico Abraim, diretor de administração do MPAM.

Os funcionários que fizeram o teste recebem o laudo no mesmo dia e aqueles que testarem positivo serão encaminhados para atendimento médico. Dependendo da orientação médica o funcionário retorna ou continua trabalhando de forma remota.

Segundo informa Frederico Abraim, "os demais funcionários que estão lotados no interior estão fazendo o teste na própria Comarca, com a Secretária Municipal de Saúde local ou com a SUSAM, os que não conseguirem em parceria com o Poder Público estão fazendo por conta própria", explicou.

O cronograma de retorno segue até o início de setembro, de acordo com cada grupo, tendo a possibilidade de alteração caso haja mudanças na curva de contaminação pelo novo Coronavírus no estado. Já foram realizadas duas rodadas de testagem, ao todo foram 419 pessoas, das quais foram detectadas 41 com a presença do vírus no organismo (índice de IGM reagente), outras 86 acusaram que já tiveram a doença, criaram anticorpos e não estão transmitindo, todos os cuidados necessários estão sendo tomados nesses casos para continuação do retorno gradual.

Texto: Camila Barbosa - ASCOM MPAM

Foto: Jhualissom Veiga - ASCOM MPAM