MPAM recebe sensor de qualidade do ar para ações ambientais
- Criado: Quinta, 13 Agosto 2020 19:58
- Publicado: Quinta, 13 Agosto 2020 19:58
Leda Albuquerque (PGJ MPAM) e Kátia Rodrigues (PGJ MPAC)
O Ministério Público do Amazonas recebeu a doação de um sensor de qualidade do ar a laser duplo, modelo PA-II-SD com BME280. O equipamento foi doado pelo Ministério Público do Acre aos MPs de todos os Estados que compõem a Amazônia Legal, durante a reunião dos procuradores-gerais, realizada em Belém (PA), nesta última quarta-feira (12/08), e organizada pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O equipamento, doado MPAC, foi viabilizado pelo Centro de Pesquisa de Wods Hole, do pesquisador da UFAC (Universidade Federal do Acre), professor Forter Brown. O aparelho auxilia no monitoramento da fumaça decorrente das queimadas e qualquer cidadão poderá acessar as informações colhidas pela máquina através da internet.
“Com essa doação, os estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Amapá, Tocatins, Roraima, Mato Grosso, e Maranhão, passam a realizar, assim como o Acre já realiza, o monitoramento da ocorrência de queimadas em tempo real, possibilitando o combate a incêndios, por parte dos órgãos de fiscalização e responsabilização”, destacou a procuradora-geral do MPAC, Kátia Rodrigues.
Segundo o termo de doação, firmado entre os MPs do Acre e do Amazonas, o uso do equipamente deverá ser exclusivo para ações na área de meio-ambiente. A destinação ficará a cargo do Centro de Apoio Operacional de Promotorias do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico de Urbanismo (CAO MAPH-URB) do MPAM. "O equipamento será de suma importância para o monitoramento da qualidade do ar em nossa cidade. Nós vamos poder nos antecipar nas ações de proteção ao meio ambiente com as informações extraídas desse equipamento. A proposta é treinar os nossos técnicos para fazer a leitura das informações e traçar as ações a serem adotadas pelo Ministério Público", afirmou o promotor de Justiça Paulo Stélio, coordenador do CAO MAPH-URB.
Texto: com informações das Assessorias de Comunicação do MPPA, MPAC e CNMP
Foto: MPPA