COVID-19: Guajará confirma primeiros casos positivos e MPAM cobra medidas mais rigorosas do poder público

GUAJARÁ REUNIÃO IRANILSON f9204

Em Guajará, no extremo oeste do Estado, distante 1.487 Km da capital, os primeiros casos da Covid-19 começaram a aparecer na quarta-feira (13/05), quando oito pessoas testaram positivo. Na ocasião, o Ministério Público recomendou à municipalidade medidas mais rígidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, uma vez que a estrutura de saúde no município é bastante precária com um hospital sem UTI e muito menos respiradores.

Para isso, o promotor de Justiça Iranílson Ribeiro, titular da promotoria local, reuniu, no Fórum de Justiça, com o prefeito municipal, Ordean Silva; secretário de saúde, vereadores, diretor do hospital, representantes da Fundação de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Polícia Civil. O objetivo foi avaliar as medidas que já foram tomadas para o combate ao coronavírus e já pensar nas novas mais rigorosas. Uma das principais medidas citadas foi a barreira sanitária na BR 195 que liga Guajará, no Amazonas ao município de Cruzeiro do Sul, no Acre, com grande quantidade de casos confirmados.

O Ppromotor de Justiça ressaltou a necessidade urgente de equipar o hospital de Guajara com equipamentos capazes de garantir um atendimento de média complexidade. A aquisição de equipamentos e demais melhorias no Hospital garantirá um atendimento mínimo aos pacientes de Covid que não necessitem ser internados em UTI. Por sua vez, a Secretaria de Saúde do município informou que está sendo providenciada a aquisição de mil testes rápidos, além de novos equipamentos e mais cilindros de oxigênio para o hospital. Também está sendo licitada a compra de uma ambulância com tração 4x4 p atender a população da zona rural.

Também foi lembrado que o MPAM já expediu recomendação para que o município publique no Portal da Transparência todas as receitas e despesas relativas não só ao combate à COVID19, mas também os demais recursos e sua destinação voltadas a área de Saúde sob pena de adoção de medidas judiciais. O secretário de saúde local, Braz Melo, se comprometeu em publicar todos os recursos e sua destinação no portal da transparência.

“A confirmação dos primeiros casos da covid, no município, confirma, ainda, a necessidade urgente de maior rigor nas medidas de distanciamento social adotadas pelo município que não tem estrutura hospitalar adequada p atender casos graves”, completou o promotor Iranílson Ribeiro.

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Foto: MPAM Guajará