Programa de Agilização de processos internos do MPAM segue cronograma rumo à implantação

FOTO INOV 63719

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) iniciou, nesta sexta-feira, 15/5, a terceira fase de criação do programa ‘Agiliza ADM’ para dinamização de processos internos da instituição. Uma reunião de análise reuniu vários setores e escolha dos mais factíveis para o começo desta última etapa que vai possibilitar a utilização das novas ideias para o bem da administração ministerial.

O Agiliza-ADM se insere no MPInov criado para abrigar projetos de inovação dentro de um ambiente propício para promover a atualização das atividades dentro do MPAM para Membros e servidores com a criação de instrumentos de melhoria de processos internos.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e coordenador do ‘MPInov’ e do ‘Agiliza’, Mauro Veras Bezerra, ressaltou o êxito das atividades que trouxeram, até aqui, mais de 80 projetos que são cuidadosamente avaliados para posterior implementação. “O MPInov veio com essa finalidade de trazer um novo foco, um novo olhar dentro da estrutura do MPAM para que nós possamos avançar em inovação, em vários setores, entre eles a atividade meio como também a atividade fim, usando tecnologia, inteligência, criatividade e inovação, desde as coisas mais simples até as mais complexas. A idéia é fazer com que Membros e Servidores possam se envolver neste projeto que é de todos”, disse o SubAmd Mauro Veras. 

Mais do Agiliza - Dentro do ‘Agiliza’ é possível e viável dinamizar a atuação administrativa no ambiente interno por meio de processos de inovação. O objetivo é criar um sentimento de poder fazer melhor com menos recursos com a melhoria dos processos preconizados no Planejamento Estratégico da instituição.

Processo de criação - Para a consolidação do ‘Agiliza’ foram realizados em três dias, oficinas e mentorias, na segunda fase outros onze dias para o trabalho das melhorias das atividades. Com a colheita de informações dos participantes foi possível a escolha de cerca de vinte novos processos. “Está de parabéns toda a equipe do MPInov assim como de parabéns a grande receptividade dos servidores que contribuíram com mais de 80 projetos elaborados por diversos setores da administração. Houve grande participação nas palestras como também das votações e tudo de forma sadia e estimulante e tudo de forma virtual, online, e demonstrando que apesar de estarmos isolados, estamos irmanados também neste projeto de construção de um novo Ministério Público inovador”, completou Mauro Veras.   

Até o dia 28/5 ocorrerá a terceira fase do projeto ‘Agiliza – ADM’ quando será realizada a apresentação dos projetos pelos proponentes e dentro das 20 ideias escolhidas deverá ser feita nova avaliação. “O Agiliza - ADM foi uma grande oportunidade para que gestores e servidores pudessem opinar e compartilhar ideias sobre os mais diversos fluxos de processos dentro do MPAM. Nós, do setor de recursos humanos, conseguimos emplacar 9 das 20 ideias que foram escolhidas. Fica a mensagem de que o MP está disposto a ouvir as ideias e refletir sobre elas para melhoria dos processos internos”, disse o chefe do DRH, Marlon Bernardo.

Conheça os 20 projetos finalistas, em ordem de classificação:

Teletrabalho; ModernizaGEP; Mais Gestor Imediato, Menos SUBADM; Formulário de Avaliação do servidor on-line; Averbação de Cursos feita pelo CEAF; Portal da Transparência; MPAM Boas-Vindas; Exclusão da necessidade de comunicação de entrada e saída de férias dos Membros; Mapear as competências no MPAM; MPAM PagSimples - Simplificação da Dinâmica de Pagamentos; E-Mail Institucional; MPWiki; Biblioteca Digital; Portal da Transparência 3.0; Desburocratização - acesso a atos - sistema de busca - portal; Fim das Prestações de Contas do Auxílio-Saúde; Procedimento de lotação; Exclusão da atividade de entrega das carteiras de planos de saúde e de comprovantes de gastos com planos de saúde conveniados pela AAMP; Manual de uso do SEI sistematizado e Central de Orientações Administrativa.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM