Por videoconferência, Conselho dos Corregedores-Gerais do MP brasileiro dá posse à nova diretoria

PRINTE REUNIÃO eb69d

O Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União ( CNCGMPEU), realizou, no final da tarde desta quarta-feira (13), a solenidade de posse de sua nova diretoria, eleita, por aclamação, no dia 5 de dezembro de 2019, durante a 118ª Reunião da entidade (foto abaixo), em Florianópolis (SC). Entre os integrantes da nova diretoria da entidade, a Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas, procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva, tomou posse como 1ª Secretária. Representando o Ministério Público do Amazonas, junto de várias outras autoridades do MP de todo o país e de outros órgãos ligados ao sistema de Justiça, estava presente a Procuradora-Geral de Justiça do MPAM, Leda Mara Nascimento Albuquerque.

A diretoria do CNCGMPEU, eleita para o exercício de 2020, está composta pela Presidente: Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner – Corregedora-Geral do MPSP; 1º  Vice-Presidente: Sérgio Abinagem Serrano – Corregedor-Geral do MPGO; 2ª Vice-Presidente: Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg – Corregedora-Geral do MPSE; 1ª Secretária: Jussara Maria Pordeus e Silva – Corregedora-Geral do MPAM; 2º Secretário: José Valdenor Queiroz Júnior – Corregedor-Geral do MPDFT; Diretor de Comunicação Social: Jorge de Mendonça Rocha – Corregedor-Geral do MPPA.

49174629932 33b21777f8 c-720x340 29652

Na solenidade de posse, realizada por videoconferência, a presidente empossada, Tereza Exner, destacou a importância de manter a atuação coesa e coordenada do Ministério Público em todo o país neste momento de crise mundial, da qual resultarão inúmeros problemas que deverão ser enfrentados com união e criatividade, incumbindo aos órgãos correicionais fornecer o apoio e a orientação necessários aos órgãos de execução, para que se empenhem na defesa dos interesses pelos quais devem zelar e busquem novas formas de atuação para vencer os grandes desafios que estão por vir.

A Corregedora-Geral do MPAM, em sua fala,  ressaltou a pluralidade da nova diretoria, enaltecendo a diversidade regional e de gênero, com a participação de homens de mulheres de várias regiões do país. “Refiro-me à participação efetiva, não puramente formal, mas substancialmente democrática, em que todos podem contribuir com o aperfeiçoamento da atuação deste Conselho e, por corolário, da atuação das Corregedorias-Gerais dos Ministérios Públicos do Brasil”, declarou Jussara Pordeus que ressaltou, também que “neste conselho, há integrantes que englobam todas as regiões do país”. Por fim, frisou a mudança de perfil do membro do MP, desde a edição da Carta de Brasília, em setembro de 2016, “documento que mitigou a atribuição reativa e demandista, deixando como última alternativa a judicialização e valorizando a proatividade e resolutividade do membro”, disse.

JUSSARA PRINT 2 f7754

A posse foi o primeiro compromisso da agenda da 119ª Reunião do Conselho, da qual a programação continua nos dias 14 e 15.

Imagesn: reprodução de internet e Divulgação