MPAM lança Programa de Agilização de processos internos 'Agiliza-ADM'

INOV MPAM 64a41

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) lança nesta quinta-feira e sexta-feira 7/5 e 8/5, de forma virtual, o programa de agilização de processos internos (Agiliza-ADM) para promover a atualização das atividades dentro do ambiente do MPAM para Membros e servidores com a criação de instrumentos de melhoria desses processos. O programa faz partte do trabalho realizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica e Negócios do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP iNov). O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e coordenador do 'Agiliza', Mauro Veras Bezerra, deu as boas-vindas aos participantes e exaltou a iniciativa de criação do programa de inovação interna. "Agradeço a participação de todos que estão nesta transmissão e é um passo importante para dinamização e melhoria da nossa atividade interna. Neste primeiro momento é importante dissecarmos como podermos atingir nossos objetivos", declarou o SubAdm Mauro Veras.

Dentro do 'Agiliza' é possível e viável dinamizar a atuação administrativa no ambiente interno por meio de processos de inovação. O objetivo é criar um sentimento de poder fazer melhor com menos recursos com a melhoria dos processos preconizados no Planejamento Estratégico da instituição. Para a consolidação do 'Agiliza' serão realizados em três dias, oficinas e mentorias, outros onze dias para o trabalho das melhorias das atividades. Com a colheita de informações dos participantes vai ser possível a criação de cerca de vinte novos processos. Segundo o diretor-geral do MPAM, José Alberto, durante o programa vai ser possível atualizar temas à Gestão, Modernização e Inovação aberta no Setor Público, diretamente ligados à atuação do Ministério Público. "O processo deverá ter a adesão paulatina de todos os Membros e servidores do MPAM para possamos criar a cultura da inovação ", disse José Alberto.

Participaram ainda do lançamento, o Diretor da Dtic Eudo Assis Júnior e os servidores Edinaldo Carvalho, Frederico Abrahim e Rommel Sousa, integrantes do MPInov. Nesta quinta-feira, a exposição foi realizada pelo Bacharel em Direito e servidor público federal Lucas Prado que falou sobre "a cultura digital em instituições públicas" e o designer e consultor de negócios Ricardo Tavares que expôs sobre o tema 'Design Thinking'.

Nesta sexta-feira, a exposição será realizada pelo consultor, professor especialista em gestão pública, Renato Borges, que vai falar sobre "a Melhoria dos Processos nas Instituições", a partir das 9h30, e o engenheiro eletricista e Master Black Belt pela Air Academy Associates, Ricardo Moura, que vai expor sobre o conceito do "Pensamento Enxuto", às 10h30.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM

Imagem: montagem digital