COVID-19: MPAM fiscaliza barreira sanitária na entrada do Careiro Castanho

BARREIRA CAREIRO CASTANHO 78f57

O Ministério Público do Amazonas, no município de Careiro Castanho, realizou, no último dia 05/05, fiscalização das ações da barreira sanitária instalada pela prefeitura na entrada do município que fica localizado no quilômetro 100 da BR-319. O Promotor de Justiça Claudio Facundo de Lima vem acompanhando as medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus na cidade, que já conta 118 casos confirmados de Covid-19, desde 13/04, quando foi identificada a primeira vítima da doença.

A barreira sanitária visa controlar e monitorar o ingresso de pessoas infectadas na cidade, a fim de reduzir a disseminação da doença. Equipes da Vigilância Sanitária e de servidores da Secretaria Municipal de Saúde recebem os visitantes e moradores que regressam à cidade, submetendo-os à higienização com álcool, entrevista, medição de temperatura, cadastro e orientação sobre a doença. Todo o trabalho é acompanhado por agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Além da barreira sanitária, a Promotoria de Justiça do Careiro Castanho vem fiscalizando outras ações previstas no Plano Municipal de Contingência, buscando identificar possíveis vulnerabilidades e conter a disseminação da doença na cidade. Nesse sentido, o Ministério Público recomendou ao prefeito do município a adoção de diversas medidas, como, por exemplo, a restrição de realização de eventos, a suspensão das aulas e a produção de material socioeducativo para distribuição em empresas, sindicatos, instituições de longa permanência de idosos e outros.

Texto: Milene Miranda - ASCOM MPAM

Foto: MPAM CC