COVID-19: Programa de Localização de Desaparecidos do MPAM ajuda a encontrar famílias de pessoas internadas
- Criado: Quarta, 06 Mai 2020 18:22
- Publicado: Quarta, 06 Mai 2020 18:22
O Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas do Amazonas – PLID/AM, executado pelo Ministério Público do Estado, vem trabalhando, desde o início da pandemia, diretamente com os serviços sociais dos Hospitais e Prontos Socorros da Capital Amazonense. O objetivo tem sido encontrar familiares de pacientes internados ou obituados, sem identificação ou sem contatos de familiares conhecidos. Nesse sentido, no período compreendido entre o dia 25 de março até esta quarta-feira (06/05), o PLID/AM encontrou 73 (setenta e três) famílias, cujo algum familiar encontrava-se internado nas condições acima descritas.
“Nós estamos trabalhando preventivamente, antes de virar um caso de desaparecimento. Porque a pessoa pode morrer no hospital, sem nenhum contato de familiar ou conhecido, e ser enterrada sem que ninguém saiba. Amanhã essa pessoa seria um desaparecido. Nós estamos encontrando esses familiares”, explicou a coordenadora do PLID/AM, promotora de Justiça Lucíola Valois Coelho.
A ferramenta utilizada nesse trabalho é o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas – SINALID, sistema informatizado criado e gerido pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.
O PLID/AM está à disposição de todas as unidades de saúde, diariamente, para auxiliar na localização de famílias ou identificação de pacientes, através do telefone 92-98833-2332, email: nulid@mpam.mp.br. Ou ainda, através de comunicações diretas pelo sistema SINALID, cujo acesso pode ser solicitado por qualquer unidade de saúde, através do email nulid@mpam.mp.br.
Foto: SECOM