MPAM bate 100% no índice de transparência e lidera ranking do Ministério Público de Contas
- Criado: Quinta, 30 Abril 2020 19:19
- Publicado: Quinta, 30 Abril 2020 19:19
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) atingiu a liderança do ranking de transparência elaborado pelo Ministério Público de Contas (MPC) e que teve sua nova contagem publicada nesta quinta-feira (30/04). Divulgado a cada seis meses, o MPAM passou do nível mediano para elevado atingindo o grau de 100% de transparência, segundo a avaliação do MPC.
Para a Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque (foto), o resultado do ranking reflete o trabalho que o MPAM realiza como órgão de controle. "Temos que ser exemplo, balizando todas as nossas ações em princípios informadores da Administração Pública, cuja obediência cobramos dos gestores públicos. Toda a nossa equipe técnica está de parabéns pelo empenho desenvolvido para que o MP do Amazonas alcançasse essa avaliação”, ressaltou a Procuradora-Geral.
Na avaliação, o MPAM aparece em primeiro lugar, seguido do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com 94,44 %, a Defensoria Pública do Estado (DPE) com 89,79%, o Governo do Estado com 87,82%, o Tribunal de Justiça (TJAM) com 73,36% e a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) com 28,55% de nível de transparência.
Para montar o ranking, o MPC, por intermédio da Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno, coleta dados a partir do Portal da Transparência, que é aberto à população em geral, e envia para todos os órgãos avaliados um questionário que inclui desde se o “ente possui único sítio oficial e/ou portal da transparência próprio ou compartilhado na internet” até informações de recursos humanos, gastos com diárias, execução de licitações, dispensas, contratos, relatórios de gestão e disponibilidade de serviço de atendimento ao cidadão, somando mais de 14 itens de avaliação.
Segundo o diretor-geral do MPAM, José Alberto Machado, a conquista foi obtida pelo esforço, união e trabalho coordenado do corpo técnico do MPAM que, desde o início de março trabalhou intensamente, superando os desafios do expediente remoto imposto pela crise do coronavirus. “O apoio da Administração Superior, bem como o grau de importância atribuída ao assunto foram decisivos”, ressaltou José Alberto Machado.
Veja o quadro geral da avaliação do MPC. Clique aqui para ver a publicação na íntegra.
Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM
Imagens: reprodução de internet
Foto: Hiraílton Gomes - ASCOM MPAM