COVID-19: Em Caapiranga, recomendação do MPAM reforça necessidade de atuação da PM no apoio às autoridades sanitárias

FOTO CAAPIRANGA e4af5

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), em Caapiranga, expediu recomendação aos comandantes de todas as unidades da Polícia Militar (PM) no município para que oficializem à prefeitura local a disponibilidade da tropa em cooperar prontamente nas ações coordenadas para o combate ao COVID-19. Da mesma forma, que os policiais militares orientem, com respeito e urbanidade, que as pessoas aglomeradas em logradouros públicos ou estabelecimentos comerciais retornem às suas residências e lá permaneçam, de modo a evitar a proliferação do novo coronavírus.

A Recomendação visa garantir que o aparato da PM seja mais um apoio as autoridades sanitárias para que o distanciamento social seja cumprido. Em sua Recomendação, o promotor de Justiça Fabrício Almeida cita, entre outros itens, a proximidade de Caapiranga com Manacapuru, um dos municípios com mais casos de pessoas infectadas pelo vírus no Estado.

A promotoria também recomenda que os PMs se mobilizem para realização de operação ostensiva, e atuação efetiva em ocorrências desta natureza com a determinação do Comando, devendo também estabelecer, em conjunto com o prefeito, pautas de trabalho com atuação conjunta para evitar aglomeração de pessoas no Município, bem como para auxiliar na fiscalização das pessoas em isolamento/quarentena determinada pelas autoridades sanitárias.

Texto: Arnoldo Santos – ASCOM MPAM

Foto: imagem retirada do site da Prefeitura de Caapiranga