MPAM apresenta experiências de inovação em Seminário
- Criado: Segunda, 02 Março 2020 16:18
- Publicado: Segunda, 02 Março 2020 16:18
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) reuniu nesta segunda-feira, 2/3, na sede do órgão, líderes de projetos exitosos que foram desenvolvidos no serviço público com foco na inovação. O 1o. Seminário de Inovação do MPAM é o início da implantação do Núcleo de Inovação da instituição (MPInov)
O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos Fábio Monteiro deu as boas-vindas aos participantes e exaltou a iniciativa de criação do núcleo de inovação interno. "É um passo importante para dinamização e melhoria da nossa atividade. Um processo que tem o apoio irrestrito da nossa Procuradora-Geral de Justiça e que trará bons resultados", disse o SubJur Fábio Monteiro.
Para o Suprocurador-Geral de Justiça Administrativos e idealizador do MPInov, Mauro Veras Bezerra, o seminário é um ponto de partida importante para as medidas iniciais para o nosso núcleo de inovação. "Nada melhor do que chamarmos alguns parceiros que já têm uma experiência nessa área, conhecer a realidade de cada instituição e focar no nosso objetivo que é estruturar o nosso núcleo e chamar Membros e servicores para participarem desse projeto", disse o SubAdm Mauro Veras.
Segundo o diretor-geral do MPAM, José Alberto, durante o MPInov os palestrantes apresentaram e debateram temas e casos de sucesso ligados à Gestão, Modernização e Inovação aberta no Setor Público, diretamente ligados à atuação do Ministério Público. "Nesse momento queremos refletir sobre processos de trabalho e tecnologias que possam viabilizar a transformação digital no Ministério Público do Estado do Amazonas", disse José Alberto.
Gestão por resultados
O primeiro palestrante foi o Secretário-Geral de Administração do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Messias Andrade, que apresentou o Projeto Manaós, Gestão Baseada em Resultados. Ele explicou como foram implantadas ferramentas de inovação no TJAM que estão tornando o Tribunal mais célere e eficiente.
Na plateia estava o presidente da PRODAM, João Guilherme que colocou a instituição à disposição para a elaboração de projetos de inovação. "Quero colocar a PRODAM à disposição do TJAM e MPAM para utilizarmos nossa expertise para o desenvolvimento de ferramentas que possam ajudar as instituições a implantar processos inovadores", disse João.
Evolução no atendimento ao público
A segunda exposição foi feita pelo executivo Ulisses Tapajós que foi o responsável pela dinamização dos processos dentro da Prefeitura de Manaus que resultaram em melhoria dos sistemas de atendimento aos públicos externo e interno. "É preciso trabalhar na vanguarda da gestão para que se tenham resultados expressivos. E tudo deve ser feito com muita ética, dentro de um ambiente de credibilidade, respeito e honestidade", disse Ulisses.
Porto Digital: o caso do MP de Pernambuco
O Promotor de Justiça de Pernambuco (MPPE), Promotor de Justiça Antônio Rolemberg apresentou o projeto de Inovação aberta - o Caso "MPLabs", com o coordenador executivo do projeto Évisson Lucena.
Eles elencaram as fases de implementação de projetos de inovação que iniciam com a Informação, depois seguem com a aquisição de conhecimento, insights e, a partir daí, a criação de soluções. A intenção é sair das ideias e produzir soluções para minimizar custos com Pesquisa e Desenvolvimento, engajar participantes, transformar as ideias em produtos de mercado e aumentar a capacidade de inovação interna e expor ativos da organização, transferindo ideias.
O Promotor pernambucano mostrou que a cidade do Recife hoje possui um ambiente muito propício para o mundo inovador. E apontou o Porto Digital na capital de Pernambuco como exemplo das transformações ocorridas na cidade onde atuam, só nos arredores do Porto, 328 empresas, com 9 mil colaboradores e 800 empreendedores com R$ 1,7 bi de faturamento.
Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM
Fotos: Hirailton Gomes – ASCOM MPAM