MPAM visita serviço de acolhimento a crianças e adolescentes
- Criado: Quinta, 13 Fevereiro 2020 20:57
- Publicado: Quinta, 13 Fevereiro 2020 20:57
A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), Romina Carvalho, fez hoje, 13/02, uma visita de rotina ao Serviço de Acolhimento Institucional para Criança e Adolescentes sob Medida Protetiva (Saica), que funciona em uma casa na Zona Oeste de Manaus até que a reforma do novo prédio, na Zona Leste, seja concluída. A mudança para um prédio novo e adequado às necessidades das crianças foi resultado de uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pela 28ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude em outubro de 2013.
"Constatamos que é um local antigo é, realmente, um local improvisado, complicado para as crianças, porque elas ficam lá sem atividade, sem ter o que fazer. Realmente, há necessidade de um local maior, com mais espaço para elas, para realizarem atividades, para terem oportunidade de estudar. Houve uma melhora, pintura do espaço onde eles brincam, as crianças se envolveram com trabalhos de arte, mas há falta de estrutura, é necessário ampliar, mudar o local", constatou a Promotora de Justiça Romina Carvalho.
Durante a visita, a Secretária Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semmasdh), Conceição Sampaio, garantiu à coordenadora do CAO-IJ que o Saica está em processo de mudança para o novo prédio, como vem sedo cobrado pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM). Em novembro de 2019, o MPAM inspecionou, junto com os órgãos municipais, o novo imóvel para instalação do Saica.
"Todos gostaram do espaço, que é amplo, arborizado, com uma estrutura muito boa, mas foi unânime, por parte do Ministério Público, que será preciso mais pessoal técnico para tomar conta das crianças, até mesmo pelo tamanho do local", argumentou, na ocasião, a Coordenadora, Romina Carvalho.
Texto: Alessandro Malveira - ASCOM MPAM
Foto: divulgação