Human Hack Fest 2019: Maratona de programação do MPAM reunirá mais de 200 participantes e 20 mentores

mascara-de-matéria-especial HACKFEST b4b99 

Nesta sexta-feira, 13/12, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), em parceria com a Manaus Tech Hub, abrirá a segunda maratona de programação 'Human Hack Fest', na Av. Autaz Mirim, 2211 – Armando Mendes (sede da Manaus Tech Hub).
As equipes formadas reunirão mais de 200 'maratonistas' no sistema de programação conhecido como 'hackaton'. Para auxiliá-los durante a maratona 21 mentores, que são especialistas na área, estarão ao dispor em momentos estabelecidos pela organização.O Hack Fest começou na Paraíba e, desde o ano passado, passou a ser realizado também pelo MPAM.
A edição desse ano integra profissionais da área de desenvolvimento de softwares e movimentos sociais, ONGs que ajudam os venezuelanos a se estabelecerem em Manaus. No mês de fevereiro de 2020, cinco projetos serão selecionados e desse grupo sairão os três finalistas e a grande vencedora.

Conheça os mentores de 2019:

Alan Delon

Administrador, especialista em gestão de negócios inovadores.
Fellow da Social Good Brasil (SGB) , com atuação em projetos que defendem os direitos humanos e ambientais. Atuando na operação acolhida em Manaus, através da OIM (Organização Internacional Para as Migrações) ajudando a garantir a gestão ordenada e humana, fornecendo assistência humanitária aos migrantes Venezuelanos em necessidade.

Anderson Mattos

Gerente do Programa de Educação, Saúde e Cidadania da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Formado na área de Educação pela Universidade do Amazonas com especialização em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou 16 anos na Fundação Roberto Marinho, 8 anos no  Canal Futura na Coordenação de Mobilização Comunitária na Região Norte e por mais 8 anos na área de Educação com o Telecurso na implementação de projetos, formação de professores e elaboração de materiais. Coordenou o Projeto Igarité, utilizando o ensino presencial com mediação tecnológica, parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Desde 2018 está na FAS, no gerenciamento de programas e projetos junto à comunidades riibeirinhas e indígenas em 16 Unidades de Conservação onde a instituição atua. Empreendedor Social, é cofundador da ONG Hermanitos, que tem por objetivo a promoção da dignidade dos refugiados venezuelanos em Manaus por meio do trabalho e do empreendedorismo.

Kate Costa

Auditoria líder em ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001 pela TUV Rheinland, graduada em Administração pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas), Head de Marketing da Só Arquivos com cinco anos de experiência no setor de serviços corporativos e Cofundadora da startup Software Lucca.

Reinier Freitas

Amazonense, casado, pai, gestor, educador e empreendedor com experiência em tecnologias voltada a educação há mais de 15 anos com certificações internacionais de educação. Atuou em São Paulo como gerente de e-learning no maior curso de residência médica do Brasil (MEDCEL) e Coordenador técnico de EaD da multinacional IOB Thompson. Em Manaus, atuou como gerente de soluções tecnológicas num dos maiores cases de Educação a distância do Amazonas (Centro de Mídias de Educação do Amazonas - CEMEAM), foi o Coordenador de tecnologia do projeto "Google Educação", um dos maiores cases de uso da tecnologia educacional no setor público na educação básica (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas - SEDUC/AM) da América Latina e com visão macro dos processos de inovação e tecnologia na educação foi convidado a fazer parte do grupo da Assessoria Estratégica da SEDUC/AM, qual tem a responsabilidade de planejar e melhorar os fluxos dos macros processos que envolvem tecnologia da informação, comunicação e educacional. É o fundador da comunidade GEG Manaus (Grupo de Educadores Google), cuja a prática é reunir pessoas apaixonadas por educação e que querem impulsionar através da tecnologias, junto com outros líderes realizado mais de 6 edições e partindo para o interior do Estado com o novo GEG Manacapuru.

Tulio Silva

Diretor Comercial do Grupo ICTS, grupo voltado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de automação e acessibilidade. Diretor da Venture Hub Manaus, plataforma de aceleração de startups. Cofundador da ISMA – Indústria de Soluções de Manufatura Avançada da Amazônia. Profissional com mais de quinze anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento de soluções tecnológicas para manufatura e tecnologias avançadas. Dez anos responsável pelo desenvolvimento de soluções  em diferentes mercados (Inglaterra, EUA, Finlândia, Alemanha, Brasil etc). Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Empreendedor Social, cofundador do Hermanitos, uma entidade da sociedade civil organizada voltada para a promoção da dignidade dos refugiados venezuelanos em Manaus por meio do trabalho e do empreendedorismo.

Carlos Junio

Designer formado pela UFAM e pós graduado em Design e Mercado pela Faculdade Martha Falcão. Vem atualmente estudando os processos de fabricação digital e sua utilização e aplicação na fabricação, educação e em uma nova forma de se criar protótipos e produtos de maneira mais colaborativa. Co fundador Makers Manaus e Fab Lab Manaus.

Geferson Oliveira

Graduado em Ciência da Computação e Licenciatura em Matemática. Especialização em Sistemas Móveis e Convergentes em Telefonia Celular pela Universidade do Estado do Amazonas (2014) - UEA. Cursando Mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Amazonas - UFAM e Cursando Mestrado em Ciência da Educação na Universidade Saint Alcuim College em parceria com a Agencia Educacional Brasileira - AEBRA. Analista de Sistemas na Caixa Econômica Federal, Supervisor de Vendas na Foto Nascimento e professor Universitário nas Faculdade ESBAM, UNIASSELVI, UNINORTE.

Yan Fontão

Trabalha com design de UI e UX há cerca de 2 anos, participando de desenvolvimento de negócio e soluções tecnológicas e pesquisa em playability para VR.

Hélio Souza

CPO/ CDO NavegAM - (Responsável pelo Design e Produtos da NavegAM) Trabalhou estabelecendo a experiência do usuário (UX)  desenvolvendo interfaces (UI) de projetos mobile, web e desk para empresas como: Samsung, Nokia/Microsoft, Positivo, NCR, Furukawa entre outras. Teve a oportunidade de conhecer a trabalhar em países como: México, Coréia e China, Antes de fazer parte da NavegAM, foi chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nippon Carbide, responsável pelo desenvolvimentos, validação e aprovação de gráficos para a industria de duas rodas, tendo como principais clientes Honda, Yamaha e Kawasaki. Foi o terceiro sócio convidado por Geferson Oliveira e Jorge Alves para fazer parte da NavegAM em junho/2018 e iniciar as atividades de melhoria dos produtos existentes e a prospecção de novas oportunidades de negócio.

Arnaldo Rocha Neto

Publicitário, CEO da Neotrends, consultoria em marketing e comunicação com ênfase em inovação social e tendências. Atende institutos e associações beneficentes, ativista da causa dos animais de rua, desenvolve projetos sociais na área de educação e habitação popular.

Orlewilson Maia

Graduado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ensino Superior Fucapi (2006), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015).É professor na Faculdade Martha Falcão e pesquisador no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento TPV Technology Limited. Ama compartilhar conhecimento e tem contribuído com as comunidades da região por meio de palestras, oficinas, divulgação, apoio. Recentemente, recebeu o prêmio de Mentor do Ano na 4° Cerimônia Anual do Prêmio Jararqui Graúdo organizado pelo Jaraqui Valley.

Anne Gabrielly N. Pinheiro
Estagiária de mobilização do ecossistema de inovação no projeto Samsung Ocean Center - Ocean Startups Estudante de Administração na Universidade do Estado do Amazonas – ESO/UEA.

Denys Cruz

Analista técnico do Sebrae Amazonas. Publicitário, especialista em MKT pela FGV. Professor de Pós ADM pela Sapiens FGV. Atua no Laboratório de inovação Sebraelab.

Rafael Monteiro

Graduado em Ciência da Computação pelo Uninorte(2018), Campeão do hackthon da NASA (2019) e hackthon iakae pela ocean (2019).
Conhecimento tanto no Desenvolvimentos de softwares quanto conhecimento em startups na parte de negocios, participarei da mentoria do ICTS para startup e participei atraves da NavegAM do FlashSebrae entrei na NavegAM como desenvolvedor Mobile (junho/2018) fui o primeiro desenvolvedor da NavegAM.

Jessica Sampaio

HackFest 2019 2 WhatsApp Image 2019-12-10 at 11.04.17 acd38

Apaixonada por educação  e ações sociais. Fundadora do Projeto Weaction voltado para o público autista. Participa do Programa de Empreendedorismo do Instituto Tim em Parceria com a USP. Idealizadora também de outros projetos como Biblioteca  Digital com uso do Qr Code. Na luta por um mundo diferente e mais inclusivo.

Wellington Marinho

Empreendedor de Vida; Incomodado Social; Geek; Apaixonado por negócios, inovação, causas sociais, esportivas e voluntariado; Cofundador da CEACCTM; Cofundador do Projeto Social Amigos da P; Líder e Cofundador da Smart RH (HR Tech Campeã do Iakaê Challenge 2019); Administrador; Mba em Gerenciamento de Projetos e MBA em Marketing, Publicidade e Propaganda.

Para a mentora Jéssica Sampaio, o Human Hack Fest representa estar envolvida em uma causa nobre de grande valor.
“Participar do evento é uma sensação gratificante, pois lutar por causas sociais e projetos que transformam o meio e a vida das pessoas é fantástico. E despertar na vida delas essa consciência é extremamente perfeito”, disse Jéssica.

Vencedores de 2018

Em 2018, o aplicativo 'Guardião Verde' foi o vencedor do I Amazon Hackfest, promovido pelo MPAM. O objetivo do trabalho é ajudar a população a fiscalizar o correto cumprimento de medidas de compensação ambiental geradas por licenciamentos ambientais no estado do Amazonas.
O segundo lugar na competição ficou com o aplicativo 'Propina No More', que foi desenvolvido por acadêmicos do Ifam e tem foco no registro de denúncias de cobrança de propina relacionada a compras governamentais no Estado do Amazonas. O aplicativo possibilita a denúncia anônima, desde que sejam enviadas provas da denúncia, como fotos, áudios ou vídeos.
A medalha de bronze ficou com o aplicativo 'Monitora Aí', desenvolvido por acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da UEA, que disponibiliza ao usuário informações sobre o sistema de transporte coletivo, desde itens da planilha de custos, tempo de vida útil do veículo, localização do ônibus e até número de vezes que o carro foi assaltado.

Conheça mais
O Human Hack Fest Manaus 2019 é uma maratona de programação para desenvolvimento de aplicativos para a ajuda humanitária aos refugiados que se encontram na cidade de Manaus. O evento foi lançado, oficialmente, no dia 03/12, no auditório da Manaus Tech Hub. É um momento para esquecer um pouco de si próprio e buscar projetos para ajudar pessoas menos favorecidas.
O Human Hack Fest é, também, uma oportunidade para construir o relacionamento entre o MPAM e a sociedade amazonense. As maratonas de programação, chamadas de 'hackatons', se caracterizam por um grande esforço de trabalho desenvolvido por grupos grandes de programadores, que possibilitam o trabalho ininterrupto, por revezamento. O Manaus Tech Hub cederá o espaço e mentores para as equipes. Também é muito provável que, entre os participantes das estejam alguns membros do Sidia.

Áreas direcionadas
O Hack Fest 2019 é um evento tecnológico cujo propósito se volta a ajuda humanitária aos refugiados que se encontram na cidade de Manaus, oriundas de outros países e vítimas de instabilidades políticas, econômicas e sociais, e se encontram em situação de pobreza e miséria social. É apoiado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública e seus artefatos, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito, entre outros, sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção da dignidade da pessoa humana e possibilitem meios de resgate da cidadania.

As inscrições dos grupos para a maratona podem ser feitas no site:http://www.amazonhackfest.com/

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM