UFAM fica em primeiro lugar no VIII Júri Simulado do Ministério Público

Este já é o sexto título de campeã da universidade

 

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi a vencedora da disputa final do VIII Júri Simulado do Ministério Público Estadual "Procurador de Justiça Salvador Conte", na última sexta-feira, 12. A instituição foi representada pelos alunos Edson Rosas Neto, Paulo Victor de Oliveira Vieira e Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida do 8º e 10º período do curso de Direito.

 O caso em julgamento na etapa final do concurso foi um crime ocorrido no dia 14 de março de 2004 no bairro Jorge Teixeira, o qual teve como vítima o jovem estudante Emílio, de 19 anos e que foi assassinado com uma forte pancada na cabeça por Elizandro Mendonça (réu), conhecido como "vovozinha". O motivo do crime foi o fato do estudante ter negado um cigarro ao acusado.

 Os vencedores, que atuaram como advogados de defesa do réu disputaram o primeiro lugar com os alunos do Centro Universitário do Norte - Uninorte, que no papel de representantes do Ministério Público aturam na acusação. O processo em julgamento teve fundamentos no Artigo 121 do Código Penal brasileiro que diz respeito ao homicídio.

 Foram quatro dias de demonstrações de extenso conhecimento na área jurídica e argumentações convincentes que foram avaliadas por uma comissão julgadora formada pelos Promotores de Justiça João Gaspar Rodrigues, Carlos Freitas, Lauro Tavares da Silva, David Evandro Carramanho e Rogério Marques Santos.

 A última etapa do Júri Simulado foi conduzida pelo Juiz da 1ª Vara Criminal, Dr. Luis Alberto Nascimento Albuquerque que avaliou o resultado do desempenho dos alunos participantes como satisfatório, tendo em vista o nível de conhecimento, bem como a ética profissional no tribunal do júri. Albuquerque também parabenizou o MPE pela organização do concurso. "Foi uma iniciativa do Ministério Público que deveria ser copiada por outras Instituições", finalizou.

 Além do UNINORTE, nesta 8ª edição do concurso de Júri Simulado, a UFAM também disputou com a FAMETRO e com a Universidade do Estado do Amazonas -UEA.

 Com mais uma vitória, este já é o sexto título de campeã conquistado pela Universidade Federal do Amazonas, seguida do Centro Universitário do Norte- UNINORTE com dois títulos de vencedora do Concurso de Júri Simulado do MPE.

 

Solenidade de Encerramento

 

A cerimônia de encerramento foi realizada no Auditório Carlos Aberto Bandeira de Araújo, no edifício-sede do MPE, onde estava sendo conduzido o Júri Simulado. Participaram da solenidade o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Francisco Cruz, a Subprocuradora-Geral para Assuntos Administrativos, Drª Jussara Pordeus, o Procurador de Justiça homenageado, Dr. Salvador Conte, os Promotores de Justiça da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora do concurso, além de amigos, familiares e professores dos alunos participantes.

 Na ocasião, foram entregues as premiações aos três primeiros colocados na avaliação em equipe e aos três primeiros colocados na avaliação individual. Além de medalhas, os vencedores também ganharam cheques nos valores de R$ 700,00 a 1.500,00.

 

 

Confira abaixo as colocações

 

Categoria Equipe:

 

1º lugar - Universidade Federal do Amazonas - UFAM

2º lugar - Centro Universitário do Norte - UNINORTE

3º lugar - Universidade do Estado do Amazonas – UEA

 

Categoria Individual:

 

1º lugar – Jamilly Izabela de Brito Silva

2º lugar – Timóteo Ágabo Pacheco de Almeida

3º lugar – Edson Rosas Neto