“Juntos pela Vida”: MPAM abre inscrições para edição 2025 do projeto, nesta terça (22)
- Publicado: Terça, 22 Abril 2025 12:39
Escolas públicas, privadas e unidades socioeducativas que comprovarem cobertura vacinal igual ou superior a 80%, entre os alunos poderão receber a certificação
Inscreva sua escola aqui (clique aqui).
Leia o edital do projeto
Saiba mais sobre o Juntos pela Vida AQUI
Com o objetivo de promover ambientes escolares mais seguros e saudáveis, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abre, nesta terça-feira (22/04), as inscrições para a edição 2025 do projeto “Juntos pela Vida”, iniciativa que certifica instituições de ensino da capital e do interior que atingirem, no mínimo, 80% de cobertura vacinal entre os alunos regularmente matriculados, além de conceder um selo de reconhecimento. O edital está disponível na íntegra no Diário Oficial do MP (Dompe) do dia 16 de abril e as inscrições podem ser realizadas via formulário online (clique aqui).
O projeto é coordenado pelo Centros de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ).
Entre as metas específicas da iniciativa, que reforça o trabalho conjunto entre escolas, unidades de saúde e famílias, estão: ampliar a cobertura vacinal, combater a desinformação sobre imunização e envolver gestores escolares, conselheiros tutelares e pais no enfrentamento à baixa adesão às vacinas.
A certificação contempla instituições públicas e privadas — desde creches e pré-escolas até o ensino médio —, além de unidades socioeducativas. Para conquistar o selo, é necessário comprovar a atualização da carteira de vacinação de pelo menos 80% dos alunos, com destaque para os imunizantes contra a covid-19, HPV e dengue, além das demais vacinas previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“Neste ano, nossa expectativa é alcançar também as escolas privadas. Já vínhamos tentando envolvê-las, mas entendemos que é preciso reforçar as estratégias para garantir a participação delas no edital. É fundamental que esse compromisso com a vacinação e com a criação de um ambiente escolar seguro seja compartilhado por instituições de ensino de todos os tipos”, explicou a procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, coordenadora do CAO-PDC.
Cronograma e inscrições
As inscrições para participar da edição 2025 do projeto começam nesta terça (22/04) e seguem até o dia 20 de junho. As auditorias documentais ocorrerão no período de 23 de junho a 8 de agosto, com cada escola apresentando as devidas declarações de atualização do cartão de vacina dos alunos, além de comprovação específica da imunização contra a covid-19.
Escolas do interior podem encaminhar a documentação por e-mail ou entregá-la presencialmente na sede do Ministério Público mais próxima.
As instituições que atenderem aos critérios do edital receberão a certificação e o selo, que reconhecem a cobertura vacinal mínima durante o exercício de 2025. A data da cerimônia de entrega será divulgada posteriormente pelo MP.
Sucesso em 2024
Na edição passada, o projeto totalizou 135 escolas estaduais, municipais e indígenas certificadas pela excelente dedicação no combate à evasão escolar e pelo impulsionamento da taxa de vacinação entre crianças e adolescentes, superando 32 mil alunos diagnosticados como vacinados, dos quais 27 mil só na capital.
O interior amazonense marcou presença, com estabelecimentos educacionais das cidades de Amaturá, Anamã, Benjamin Constant, Boa Vista dos Ramos, Eirunepé, Humaitá, Manaus, Novo Airão, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tonantins e Urucará.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail institucional do projeto: projetojuntospelavida@mpam.mp.br.
Texto: Poliany Rodrigues e Lennon Costa
Foto: Lennon Costa