Palestra sobre prevenção ao câncer do colo do útero integra programação do MPAM em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Criado: Terça, 08 Abril 2025 16:27
Publicado: Terça, 08 Abril 2025 16:27

080425 Palestra câncer de colo de útero Ascom 3 cc766

Objetivo é conscientizar sobre os fatores de risco da doença, incentivar o diagnóstico precoce e o autocuidado

Ainda em alusão ao Dia Mundial da Saúde (07/04), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), realizará, nesta quinta-feira (10/04), das 10h às 12h, a palestra “Prevenção e combate ao câncer do colo do útero”. A atividade, parte da Semana Nacional da Saúde, será realizada no auditório Gebes de Mello Medeiros, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, e é voltada para membros, servidores, residentes profissionais e estagiários do MP

O objetivo é conscientizar o público interno sobre os fatores de risco da doença, incentivar o diagnóstico precoce e estimular o autocuidado. A palestra será ministrada pela aspirante oficial médica ginecologista da Polícia Militar do Amazonas, Débora de Melo Cardoso, que apresentará informações essenciais para o enfrentamento do câncer — que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o terceiro tipo mais frequente entre mulheres no Brasil.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link (clique aqui). Os participantes terão direito à certificação válida como duas horas complementares (2h/a).

A promotora de Justiça Luissandra Chíxaro de Menezes, titular da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (PRODHSP) e organizadora da programação, ressaltou que o câncer do colo do útero é uma doença 100% evitável e que a sua prevenção ocorre por meio de três ações principais: a vacinação contra o HPV, a realização de exames preventivos e a conização do colo uterino.

Programação

Na quarta-feira (09/04), a partir das 9h, o MPAM promoverá duas ações simultâneas como parte da programação. As atividades acontecerão no auditório Gebes de Mello Medeiros e na Escola Estadual de Tempo Integral Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, na zona norte de Manaus.

Na sede, será realizada uma série de palestras com o tema “Os impactos dos sinistros de trânsito na saúde pública”, sob a coordenação da promotora de Justiça Luissandra Chíxaro. O evento contará com a participação de profissionais de instituições parceiras e será dividido em quatro momentos.

Já na escola, localizada no bairro Cidade Nova, será realizada a palestra “O peso do preconceito: bullying, deficiência e saúde mental”, ministrada pelo promotor de Justiça Vitor Moreira da Fonseca, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid).


Texto: Poliany Rodrigues
Foto: Ascom