logotipo portaltransparencia

AAMP celebra 50 anos em cerimônia marcada pela entrega da Comenda Carlos Alberto Bandeira de Araújo

cerimônia50anos 4986a

Em comemoração aos 50 anos de sua fundação, a Associação Amazonense do Ministério do Amazonas (AAMP) proporcionou uma noite de confraternização e homenagens aos seus associados e àqueles que contribuíram com a história da instituição, que é uma das mais antigas da classe jurídica do Estado, e tem a trajetória formada por membros que dedicaram suas vidas à defesa do regime democrático e aos interesses coletivos, difusos e individuais dos cidadãos.


A solenidade foi realizada na noite de terça-feira (14) no Salão Solimões, do Palácio Rio Negro, e contou com a presença de autoridades, associados e familiares. Depois da execução do Hino Nacional pela soprano Mirian Abad da Orquetra Musical Sete, um vídeo especial sobre a história da instituição contada por meio da vivência de cada ex-presidente foi exibido.


Ao longo das cinco décadas, a AAMP tem trabalhado para resguardar e promover os direitos, garantias e prerrogativas de seus associados, a AAMP trabalha para proporcionar a estabilidade do exercício constitucional do MPAM, o que, consequentemente, beneficia a sociedade, de forma geral. A cerimônia do jubileu de ouro da AAMP contou com a transmissão pelo Canal da Associação na plataforma Youtube.

 

"Eu parabenizo a Associação Amazonense do Ministério Público por toda a sua história de luta em prol dos direitos e garantias dos integrantes do Ministério Público e, principalmente, por garantir à sociedade amazonense e ao cidadão todos os pleitos em que se garantem, não só ao membro do Ministério Público, mas também se garante a democracia dentro do nosso Estado”, destacou o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que se emocionou ao lembrar da trajetória jurídica da sua mãe, a Juíza de Direito Maria Eunice Torres do Nascimento.

O presidente da Associação Amazonense do Mistério Público, Promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia, foi quem abriu e encerrou a cerimônia comemorativa. Ele reforçou a importância de um olhar mais humano e o respeito entre as pessoas para a construção de uma sociedade mais justa.


"Nossa entidade cresceu lutando pela sociedade, em favor da sociedade e em prol dela. A Associação Amazonense do Ministério Público celebra o seu jubileu de ouro, conquistado no último dia 26 de novembro quando completou os seus 50 anos de fundação. Nós da AAMP estamos felizes em poder comemorar com todos os nossos associados, integrantes do Ministério Público, essa data da nossa entidade que muito tem contribuído com a sociedade, para a defesa dos direitos e independência ministeriais, e também para a construção de uma sociedade mais solidária e justa", ressaltou Samartin.


Além do Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta, que acompanhou de forma remota, o secretário de cultura do Amazonas, Marcos Apolo, que representou o governador do Amazonas, Wilson Lima, a Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lamisse Said Cavalcanti.


Uma das homenageadas foi a Procuradora de Justiça e Corregedora-Geral do Ministério Público do Amazonas, Silvia Abdala Tuma. Ela relembrou as principais lutas da entidade para assegurar os direitos e defesa de pautas contra a corrupção e a impunidade.


“Estou muito honrada em receber a medalha e comemorar os 50 anos da nossa entidade de classe, a qual em pelo menos cinco ocasiões eu participei das diretorias sempre muito ativa pela autonomia e pela independência funcional do Ministério Público. Estive à frente das lutas, como foi no caso da PEC 37, que nós fomos às ruas em defesa da nossa instituição, sempre com um trabalho ardoroso. Parabéns por essa comemoração dos 50 anos da AAMP", destacou a Procuradora de Justiça e Corregedora Geral do MP.

foto ff3a5


Homenagem
Um dos momentos mais marcantes da noite foi a entrega da Comenda Carlos Alberto Bandeira de Araújo. Criada há 8 anos, com a resolução 002/2012, a medalha tem o objetivo de reconhecer o trabalho de homens e mulheres públicos que se destacam na defesa dos interesses da sociedade. A primeira edição aconteceu em 2012, a segunda em março de 2021 e a terceira durante a solenidade dos 50 anos da AAMP.


Desta vez, dez pessoas foram homenageadas com a honraria, são eles: Dr. Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior – Procurador-Geral de Justiça do MPAM; Dr. Lauro Tavares da Silva – Promotor de Justiça do MPAM; Dr. Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares – Presidente da Conamp; Dr. Tarcísio José Sousa Bonfim – 1º Vice-Presidente da Conamp; Dra. Sílvia Abdala Tuma – Procuradora de Justiça e Corregedora-Geral do MPAM; Dra. Rita Augusta de Vasconcellos Dias - Procuradora de Justiça do MPAM; Dr. Salvador Conte – Procurador de Justiça Aposentado; Dra. Maria Helena Antônio Monassa Abinader – Procuradora de Justiça Aposentada; Dra. Ana Maria Duarte Esteves - Procuradora de Justiça Aposentada e Dr. Antônio Alves Santana – Promotor de Justiça Aposentado.

 

Texto: Ascom AAMP com edição de texto Ascom MPAM

Fotos: Ascom AAMP