Ministério Público realiza visitas técnicas às unidades de saúde de Eirunepé
- Publicado: Sexta, 05 Dezembro 2025 18:21

Inspeções tiveram como objetivo avaliar a estrutura e qualidade dos serviços oferecidos à população
Em Eirunepé, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), via Promotoria de Justiça local, realizou, na última terça e quarta-feira (02 e 03/12), visitas técnicas às unidades de saúde do município. As inspeções foram realizadas em unidades básicas de saúde (UBS), no hospital regional do município, em centros de abastecimento e distribuição de medicamentos e no órgão que gerencia endemias.
As fiscalizações ocorreram no âmbito do Procedimento Administrativo nº 186.2025.000125, com o objetivo de acompanhar e averiguar a estrutura física, as condições de funcionamento e a qualidade dos serviços prestados.
As ações de fiscalização tiveram início na terça-feira (03/12), com visita ao Hospital Regional Vinicius Conrado, onde foram verificados setores de atendimento, condições higiênicas, fluxo de pacientes, quadro de profissionais e a disponibilidade de insumos e equipamentos.
No segundo dia de fiscalizações, na quarta-feira (04), as inspeções continuaram nas UBS do município, além da Farmácia Popular, a Central de Abastecimento Farmacêutico e a Gerência de Endemias. Foram avaliados pontos como a oferta de serviços, a estrutura física, o armazenamento de medicamentos, as equipes de atendimento e a organização dos serviços municipais de saúde.

Segundo a Promotoria, as unidades apresentaram boas condições de funcionamento, de modo geral. Entretanto, foram identificados alguns problemas pontuais, que serão analisados e darão origem a medidas administrativas no âmbito do procedimento administrativo em curso.
As atividades foram conduzidas pelo promotor de Justiça da comarca, Cláudio Moisés Rodrigues Pereira, que reforçou o compromisso institucional do Ministério Público do Amazonas com a fiscalização contínua das políticas públicas municipais, principalmente relacionadas à área da saúde.
“Estamos realizando estas inspeções para garantir que cada cidadão de Eirunepé receba um atendimento de saúde digno e eficiente. Nosso compromisso é fiscalizar de forma técnica e responsável, assegurando que a estrutura e os serviços funcionem como devem. O Ministério Público seguirá vigilante, zelando pela saúde pública e pela correta execução das políticas municipais”, declarou.
Texto: André Luiz Quintas
Foto: Divulgação/MPAM


