Promotora de Justiça do MPAM recebe título de cidadã do Amazonas na Assembleia Legislativa

Publicado: Quinta, 06 Novembro 2025 18:18

061125 Título cidadâ amazonense Clarissa Brito Hudson Fonseca Aleam 3 f3c95

Clarissa Moraes Brito iniciou suas funções ministeriais em 1998, na Comarca de Pauini, passando por Maués, Jutaí, Fonte Boa, Itacoatiara, Urucurituba, Careiro e Presidente Figueiredo

Oriunda do Rio de Janeiro e promotora de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MPAM) desde 1998, Clarissa Moraes Brito recebeu, da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o título de cidadã do Amazonas. A cerimônia, realizada na tarde desta quinta-feira (06/11), no Plenário Ruy Araújo, contou com a presença de diversas autoridades — entre elas, a procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque.

Em seu discurso, a promotora falou do amor à família, além de exaltar amigos e colegas, ressaltar sua paixão pelo direito e agradecer ao Estado do Amazonas. “Esse grande e valoroso estado que me adotou há mais de 27 anos me deu tantas graças, meu marido e filhos, a minha família, grandes amigos e um trabalho que amo”, disse, reforçando sua atuação junto ao Tribunal do Júri. “Lembrando que, no Tribunal do Júri, o que se afeta é o nosso bem mais precioso, a vida. É um dos motivos pelos quais estou aqui: a proteção à vida”, finalizou.

A promotora Clarissa Moraes Brito iniciou suas funções ministeriais em 1998, na Comarca de Pauini, passando por Maués, Jutaí, Fonte Boa, Itacoatiara, Urucurituba, Careiro e Presidente Figueiredo. A integrante do MP é graduada em direito, pós-graduada Lato Sensu em docência superior e em ciências jurídicas, com especialização em direito civil e processo civil, e mestre em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa.

A PGJ Leda Mara Albuquerque exaltou a homenageada. “Falar da Clarissa é falar de alguém que tem uma capacidade tão grande de conjugar sentimentos bons do ser humano que nós não conseguimos pontuar algo que se possa efetivamente destacar”, comentou.

O projeto de lei que concedeu o título à promotora é de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV), que destacou os quase 30 anos de contribuição de Clarissa ao Estado do Amazonas, principalmente no interior. "Sua história no Ministério Público é inspiradora e demonstra o quanto o amor pela justiça pode transformar vidas. Essa homenagem é o reconhecimento de todo um Estado à mulher que fez do Amazonas sua casa e sua missão”, afirmou o parlamentar.

061125 Título cidadâ amazonense Clarissa Brito Hudson Fonseca Aleam 2 5bf55

A cerimônia de entrega do título ainda contou com a presença de familiares, amigos, magistrados e advogados, além da subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos e Institucionais do MP, Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, André Belota Seffair; a corregedora-geral Silvana Nobre de Lima Cabral; o promotor Daniel Leite Brito, marido da homenageada; o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), promotor de Justiça Kepler Antony Neto; o promotor Alessandro Samartin de Gouveia; o subprocurador-geral adjunto do Estado do Amazonas Isaltino José Barbosa Neto, representando o governador Wilson Lima (UB); e o defensor público Antônio Cavalcante Albuquerque Junior.


Texto: André Luiz Quintas
Foto: Hudson Fonseca/Aleam