Ação tem como objetivo discutir os impactos das mudanças climáticas e articular formas conjuntas de combate à emergência climática
Ao longo desta quarta-feira (22/10), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promove, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o primeiro dia de uma oficina de capacitação sobre mudanças climáticas, em antecipação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A ação, voltada a membros, servidores e colaboradores, ocorre no Auditório Gebes de Melo Medeiros, na sede do MPAM, e segue até amanhã (23/10).
A coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promotora de Justiça Aurely Pereira de Freitas, frisou que, diante dos impactos ambientais decorrentes das mudanças climáticas, é essencial preparar os profissionais do quadro técnico do MP para lidar com a complexidade do tema. “Esse curso fortalece a atuação institucional na defesa do meio ambiente, dos direitos das populações tradicionais e na promoção da justiça climática, contribuindo para uma atuação mais eficaz e estratégica do Ministério Público”, afirmou.
De acordo com a coordenadora-geral de Governança Climática no Departamento de Governança Climática e Articulação da Secretaria Nacional de Mudança do Clima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marcela Aboim, responsável por ministrar a oficina “Mudança do clima para a gestão pública”, o objetivo da ação é pensar como todos podem atuar juntos no combate à emergência climática.
“Em termos de temperatura global do planeta Terra, há sempre essas oscilações, é um processo natural. O que se observa é que, ao longo desses anos, quando a gente passa pelo período pré-industrial, tem uma oscilação e, quando vamos para o período industrial, no começo da década de 1950, principalmente, essas oscilações continuam acontecendo, porém em uma temperatura mais alta”, comentou.
Manhã de programação
A primeira parte da programação contou com discussões e dinâmicas focadas no tema. Em uma das atividades, cada participante teve que escrever — em fichas com cores diferentes — uma causa já observada de mudança climática, uma preocupação com os efeitos que podem ocorrer em sua localidade e uma medida de enfrentamento ou resposta institucional que possa ser executada pelo poder público ou pela sociedade em geral. Posteriormente, todas as fichas foram coladas na parede, e os presentes debateram a respeito do que cada um anotou, buscando articular medidas efetivas de combate.
Foram abordados os números de mortes decorrentes de eventos climáticos extremos, as diferenças entre as alterações do tempo e as mudanças climáticas, além da necessidade de articular medidas conjuntas para mitigação e adaptação às mudanças.
Para o diretor-geral do MP, Marlon André Mendes Bernardo, é uma honra poder trazer um assunto tão urgente, pertinente e necessário para o Ministério Público do Amazonas, especialmente tão perto da COP30. "O acordo de cooperação com a Enap também nos dá a possibilidade de termos uma página online com mais de 800 cursos. Isso é algo que a Diretoria-Geral, em conjunto com o Ceaf, vem trabalhando para que possamos disponibilizar isso mais rápido e aproveitar a oportunidade do pioneirismo e do ineditismo dessa iniciativa”, afirmou.
Capacitação
A ação integra o programa Enap Aqui, que promove a capacitação descentralizada e prática de servidores públicos, e é realizada de forma híbrida, unindo ensino a distância (EAD) e oficinas presenciais. A etapa de pré-inscrição, realizada anteriormente, consistiu na conclusão de um curso online da Escola Virtual de Governo (EV.G), com 20 horas complementares.
Texto: Graziela Silva
Foto: Hirailton Gomes