Em Coari, MPAM promove workshop com acadêmicos de direito
- Publicado: Quarta, 17 Setembro 2025 15:30
Encontro reuniu alunos do 2º ao 8º período do curso de graduação e abordou desde os desafios da preparação para concursos até a atuação prática do MPAM
Com o objetivo de aproximar teoria e prática na formação acadêmica, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) promoveu, nesta terça-feira (16/09), em Coari, um workshop voltado a estudantes de direito da Faculdade Fametro, unidade Coari. O encontro, com o tema “Do estudo à prática: a construção da carreira ministerial”, reuniu alunos do 2º ao 8º período do curso.
Ministrado pelo promotor de Justiça Bruno Escórcio, o evento buscou aproximar os acadêmicos da realidade das carreiras jurídicas, criando um espaço de diálogo sobre formação prática e perspectivas profissionais. A iniciativa contou com a parceria da coordenação do curso de direito da instituição, sob responsabilidade da professora Bárbara Menezes.
Durante sua exposição, o promotor destacou os principais aspectos da preparação para concursos e as diferentes possibilidades de ingresso nas carreiras jurídicas, com ênfase especial na trajetória até o MPAM. Ele ressaltou a importância da disciplina, do planejamento e da reflexão crítica como elementos fundamentais para quem almeja uma carreira jurídica sólida.
O encontro também apresentou aos alunos a atuação prática do Ministério Público, tanto na esfera extrajudicial — por meio de instrumentos como a notícia de fato, o inquérito civil e o procedimento investigatório criminal — quanto na judicial, em que o órgão atua como legitimado ativo e fiscal da ordem jurídica.
Outro ponto abordado foi o princípio da resolutividade, que orienta a busca por soluções eficazes, sem necessariamente recorrer ao Poder Judiciário. Segundo o promotor, a proximidade com a sociedade é essencial para assegurar a efetividade da atuação ministerial.
“A presença do Ministério Público em ambientes acadêmicos é essencial para inspirar os futuros profissionais do direito e estimular a formação de novos agentes ministeriais, seja na condição de membros, seja como servidores da instituição”, destacou o promotor Bruno Escórcio.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação/PJCoari