Evento contará com lançamento oficial do ebook “Proteção de Dados no Setor Público”, com artigo elaborado pelo MP
Com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e outras importantes instituições do estado, a Rede Amazonense de Proteção de Dados realiza, na próxima quinta-feira (21/08), seu primeiro encontro, com o tema “Conectando Pessoas, Protegendo Vidas”. O evento será no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus F. Lopes, anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da proteção de dados na sociedade e no setor público. Além da palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), ministrada pelo diretor do Conselho da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Arthur Sabbat, o evento contará com debates sobre temas como segurança digital, educação informacional e inteligência artificial.
A encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais no âmbito do MPAM, promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, destaca que o Amazonas é, atualmente, o único estado do norte do país a possuir uma rede de proteção de dados — fato que torna fundamental a discussão sobre a importância da LGPD, de modo a difundir conhecimento acerca do assunto e conscientizar a população.
“É muito importante preservar esses dados e nós estamos nesse caminho para protegê-los. Esse é um assunto de interesse comum, porque qualquer pessoa pode ter seus dados vazados, principalmente as mais vulneráveis”, declarou.
Além de palestras e debates, será realizado o lançamento oficial do ebook “Proteção de Dados no Setor Público”, com conhecimentos e experiências sobre o assunto. A publicação reúne artigos assinados por especialistas de órgãos da rede — incluindo o MPAM —, tendo como enfoque a proteção de dados no setor público.
Além do MPAM e do TJAM, o 1º Encontro da Rede Amazonense de Proteção de Dados será promovido pela Prefeitura de Manaus, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE), Procuradoria-Geral do Estado, Polícia Civil, Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), entre outras instituições integrantes.
A programação é aberta ao público em geral e as inscrições podem ser feitas via link (clique aqui), até 21 de agosto. Os participantes acadêmicos receberão três horas complementares.
Texto: Graziela Silva
Foto: Freepik