Ao todo, sete estabelecimentos superaram os 80% de alcance vacinal de seus alunos
Sete escolas — seis ribeirinhas e uma da zona urbana de Manaus — superaram os 80% de cobertura vacinal de seus alunos, após auditoria do projeto Juntos pela Vida, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). Os resultados foram divulgados nesta semana, entre segunda (30/06) e a última quarta-feira (02/07).
As instituições de ensino básico, públicas e privadas, que alcançarem cobertura vacinal mínima de 80% dos alunos matriculados serão contempladas com o selo “Juntos Pela Vida”, criado pelos Centros de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC) e das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ).
As seis escolas municipais ribeirinhas obtiveram os seguintes resultados:
➥ São Francisco (Costa do Tabocal, Comunidade São Francisco), com 82,1% de cobertura vacinal (23 dos 25 alunos matriculados);
➥ Francisco Diogo de Melo (Rio Apuau, Nova Esperança, Rio Negro), com 82,1% (23 dos 25 alunos);
➥ São João (Lago do Tupe, Comunidade São João), com 99,7% (44 dos 45 alunos);
➥ Divino Espírito Santo (Igarapé do Jaraqui, Comunidade Bela Vista, Rio Negro), com 92,7% (51 dos 55 alunos);
➥ Luiz Jorge da Silva (Anavilhanas, Comunidade Santa Maria, Rio Negro), com 96,67% (29 dos 30 alunos);
➥ Mário Palmério (Igarapé do Chita, Rio Negro), com 100% (30 alunos matriculados e vacinados).
Na zona urbana de Manaus, a Escola Municipal Raimunda Barroso Ramires (Coroado, zona leste de Manaus) obteve 81,8% de cobertura vacinal, isto é, 373 dos 455 alunos da unidade.
O projeto
Com inscrições abertas até 18 de julho, o projeto Juntos pela Vida tem uma novidade para este ano: as escolas premiadas poderão indicar um agente de saúde e sua respectiva unidade para também receber o reconhecimento como “Parceiro Juntos pela Vida”.
Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no site do MPAM e pelo e-mail institucional do projeto: projetojuntospelavida@mpam.mp.br.
Texto: Lennon Costa
Foto: Divulgação/MPAM