De olho na modernização, MPAM avalia implementação do sistema Athenas para gerenciamento de processos administrativos

Publicado: Sexta, 25 Abril 2025 15:40

250425 Sistema Athenas Ascom 2 c4161

No encontro, os desenvolvedores da plataforma, criada no MPTO, apresentaram suas funcionalidades

Tendo como propósito a modernização da atividade ministerial, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, na manhã desta sexta-feira (25/04), uma reunião sobre o sistema Athenas, aplicação de gerenciamento de informações e processos administrativos desenvolvida pelo Departamento de Modernização e Tecnologia da Informação do MP do Tocantins (DMTI-MPTO). O encontro, presidido pela procuradora-geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Leda Mara Albuquerque, contou com representantes do órgão desenvolvedor e integrantes do grupo gestor de sistemas do MPAM.

O encontro, realizado de forma virtual, deu início às tratativas para a assinatura de um termo de cooperação técnica (TCT) entre os órgãos, visando à cessão de uso do Athenas e ao compromisso de contribuição com o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da plataforma — que já tem parcerias firmadas com outros MPs, Defensorias Públicas e Tribunais de Contas de seis Estados (Amapá, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Roraima) e do Distrito Federal.

Para a PGJ Leda Mara Albuquerque, a reunião serviu principalmente para alinhar as expectativas da Administração Superior, do Grupo Gestor de Sistemas e dos setores de tecnologia da informação do MPAM em torno da ferramenta, além de seguir com o compromisso de modernização do órgão. Segundo a PGJ, a tendência dos MPs é adotar sistemas unificados para o estreitamento de laços e fortalecimento da atuação, por meio do fomento de experiências positivas.

“Com a apresentação das funcionalidades, começaremos a estudar as tratativas para formalização do termo de parceria e a implementação do sistema. Apesar de ainda estarmos engatinhando no quesito tecnológico, temos uma equipe intersetorial bem engajada, que poderá captar as experiências positivas do MPTO, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da tecnologia entre os MPs estaduais”, afirmou.

Benefícios para o parquet amazonense

Para o diretor-geral do MPAM, Marlon Bernardo, "a implantação do sistema Athenas é a maior iniciativa de modernização tecnológica da área-meio do MP amazonense, por ter o potencial de integrar todas as unidades administrativas em torno de um sistema único”. “Isso aumenta a capacidade de resposta dos setores e, principalmente, promove a economia de recursos financeiros que hoje são aplicados em soluções de TI pulverizadas”, comentou.

Ao final da reunião, a coordenadora do grupo gestor de sistemas do MPAM, a promotora de Justiça Cley Barbosa, exaltou a iniciativa, enfatizando que o Departamento de Tecnologia do MPTO foi visionário ao conseguir desenvolver seu próprio sistema integrado de gerenciamento de informações e mantê-lo por 16 anos.

Sobre o Athenas

O sistema Athenas foi desenvolvido em 2009, com a finalidade de centralizar 52 módulos de aplicações que abrangem desde os processos administrativos — como gestão de pessoas, folhas de pagamento, ponto eletrônico, produção e assinatura de documentação eletrônica, portal da transparência e diário oficial — até as atribuições da Ouvidoria-Geral para o atendimento ao cidadão, além da triagem de eventuais demandas para outros setores do órgão.

De acordo com representantes do DMTI-MPTO, quando surgiu, a aplicação era voltada inicialmente às atividades-meio da instituição, facilitando a realização de correições por parte da Corregedoria-Geral. No entanto, com o firmamento de parcerias com outros órgãos, suas funcionalidades foram ampliadas ao longo dos anos e, hoje, o Athenas atende também às atividades-fim, incluindo a área extrajudicial, gerando uma economia de R$ 50 milhões com a criação e desenvolvimento do sistema.


Texto: Ramon Oliveira
Foto: Ascom