MPAM prestigia abertura da 20ª Semana Nacional da Conciliação no Amazonas

Criado: Segunda, 03 Novembro 2025 10:59
Publicado: Segunda, 03 Novembro 2025 10:59

031125 20ª Semana Nacional da Conciliação AM Raphael Alves TJAM 2 5d90c

Varas da capital e do interior estarão mobilizadas em um mutirão que começa nesta segunda e segue até sexta (03 a 07/11), com atuação estendida das 8h às 17h

Com a presença de diversos órgãos do sistema de Justiça estadual — entre os quais, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) —, teve início, na manhã desta segunda-feira (03/11), a 20ª edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC) no Amazonas. O parquet esteve representado pela procuradora-geral de Justiça (PGJ) Leda Mara Albuquerque.

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a SNC é coordenada, no âmbito da Justiça Estadual, pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM). Até sexta-feira (07/11), unidades judiciárias de todo o País estarão mobilizadas para a realização de audiências com o objetivo de homologar acordos conciliatórios em processos que tramitam na Justiça.

Para a PGJ Leda Mara Albuquerque, trata-se de um momento importante não apenas para o TJAM, mas também para o MPAM, advocacia amazonense e defensores públicos. “Vivemos em um país ainda muito litigante. Os últimos dados ofertados pelo Supremo Tribunal Federal revelam um número muito grande de processos. A conciliação tem o escopo, o desiderato, de empreender celeridade na solução de demandas e propiciar um diálogo maior com a sociedade — que, por sua vez, precisa se sentir à vontade para acionar a Justiça amazonense”, afirmou a procuradora-geral.

Nas palavras do presidente do TJAM, desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, a SNC é resultado de um esforço coletivo. “A cada ano que passa, servidores e colaboradores procuram otimizar a prestação desse serviço e o resultado são recordes anuais batidos pelo Poder Judiciário. Isso não seria possível sem esse esforço. Nós, juízes, somos apenas os capitães dessa empreitada; a mão de obra firme está na pessoa de cada servidor e colaborador”, exaltou, citando que o estoque atual de processos é de cerca de 900 mil.

O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, ressaltou a importância desse instrumento para a Justiça. “Hoje, mais do que nunca, reafirmamos a nossa determinação em fazer da conciliação um instrumento de transformação social”, afirmou.

Em 2025, o mutirão da SNC começa nesta segunda e segue até sexta-feira (03 a 07/11), com unidades atuando em horário estendido — 8h às 17h — nas audiências pautadas.


Texto: Lennon Costa
Foto: Raphael Alves/TJAM