Visita avaliou o terreno, planejando a obra com foco em sustentabilidade e preservação ambiental
Garantir o máximo aproveitamento da área com o mínimo de impacto na vegetação e no deslocamento de terra. Esse foi o principal objetivo estabelecido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) após visita técnica ao terreno onde será construída a nova sede do órgão, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.
A atividade ocorreu na manhã desta terça-feira (07/10) e contou com a presença de equipes técnicas do MPAM e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano / Unidade Gestora de Projetos Especiais (Sedurb/UGPE), além de profissionais da empresa projetista responsável pelo empreendimento.
Segundo Marlon André Mendes Bernardo, diretor-geral do MPAM, “é o maior projeto de infraestrutura física do MPAM em Manaus”. “Teremos uma edificação com capacidade para 140 promotorias de Justiça, auditório, restaurante e 400 vagas de estacionamento. Nosso compromisso é com a sustentabilidade, e o prédio permitirá, no futuro, a preservação de árvores nativas”, comentou.
Durante a visita, a equipe técnica avaliou as características físicas do terreno, desníveis, acessos, infraestrutura urbana do entorno e terrenos lindeiros, verificando as possíveis interferências e viabilidades necessárias para a implantação da nova sede. A ação faz parte do planejamento para o desenvolvimento dos projetos executivos e das documentações técnicas, assegurando que a obra seja executada de forma eficiente e sustentável.
Pelo MPAM, estiveram presentes, além do diretor-geral, os engenheiros civis Paulo Augusto de Oliveira Lopes e Hallan Farias de Lima, o engenheiro eletricista João Matheus Monteiro de Souza e o arquiteto Cristhian Elisário Nagawo. Já a equipe da Sedurb/UGPE contou com Reny Moita Porto, arquiteta e coordenadora do Escritório de Projetos; as arquitetas Daniela Emiliano, Viviane Machado e Valéria Aguiar; os engenheiros civis João Carlos, Paulo Cabral e Anderson Melgueiro; além de agentes técnicos.
A nova sede do MPAM será construída na Avenida André Araújo, no Aleixo, e deve concentrar todas as promotorias de Justiça da capital, trazendo mais eficiência operacional e um espaço moderno, com áreas verdes preservadas, auditório, restaurante e amplo estacionamento, seguindo as diretrizes de sustentabilidade e acessibilidade.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Valéria Aguiar/Sedurb/UGPE