Objetivo é garantir transparência à população, disponibilizando informações importantes sobre os asilos do estado
Com apoio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) deu início às tratativas para a criação de um painel BI com dados de instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPIs) no site do órgão, disponível para o público externo. O primeiro alinhamento ocorreu em reunião online, na manhã desta sexta-feira (25/07).
O promotor de Justiça Vítor Moreira da Fonsêca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid), destacou que o Ministério Público realiza inspeções anuais às ILPIs, onde são coletados importantes dados como quantidade de idosos residentes, capacidade das instituições e informações referentes à regularização e licença. Os dados recolhidos são encaminhados, então, ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“A ideia é criar uma plataforma dentro do site do Ministério Público para o público em geral que queira conhecer a situação dos asilos, não apenas em Manaus, mas em todo o estado do Amazonas”, declarou o promotor.
O objetivo da ação é garantir a transparência à população, disponibilizando informações para o público externo e contribuindo com a construção de políticas públicas para pessoas idosas.
Além do painel de dados, foi discutida também a criação de um aplicativo exclusivo para o MPAM, para envio direto dos dados para a plataforma. Outro ponto abordado foi o manual de fiscalização, atualmente em fase de desenvolvimento, que é voltado para promotores e visa a otimizar a atuação ministerial.
O intuito é lançar as iniciativas em outubro, conhecido como o mês de valorização da pessoa idosa.
Texto: Graziela Silva
Foto: Pixabay