Iniciativa busca promover o diálogo e fortalecer a atuação institucional em defesa dos direitos da pessoa idosa
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizará, na próxima quarta-feira (21/05), a 3ª edição do projeto “MPAM Acolhe”, com o tema "Ministério Público do Estado do Amazonas e os Direitos da Pessoa Idosa". A iniciativa, organizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), ocorrerá das 14h às 17h, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.
Esta edição será voltada à promoção do diálogo e à escuta qualificada das necessidades da população idosa, com foco na valorização, proteção e defesa dos direitos desse grupo. O objetivo é ampliar a atuação institucional em relação às demandas específicas da pessoa idosa, promovendo a conscientização e o fortalecimento das políticas públicas de proteção social.
A proposta do “MPAM Acolhe” é ser um espaço de aproximação e escuta ativa, contribuindo para fortalecer laços entre o Ministério Público e a sociedade, além de fomentar ações concretas em defesa dos direitos humanos.
O evento contará com a presença de representantes de instituições públicas e da sociedade civil voltadas ao atendimento à população idosa. As ações fazem parte do planejamento estratégico do MPAM para fortalecer o vínculo com a comunidade e promover ações educativas e inclusivas.
“O projeto ‘MPAM Acolhe’ se configura como uma valiosa iniciativa institucional voltada à aproximação do MP com a sociedade civil e, em particular, com grupos em situação de vulnerabilidade”, afirmou a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Hirailton Gomes